Saiba quem foi o publicitário e ex-diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal, que faleceu na última terça-feira (13)
Octávio Florisbal, o ex-diretor-geral da TV Globo, faleceu aos 84 anos na noite desta terça-feira (13) em São Paulo. A causa do óbito ainda não foi divulgada. Mas quem foi o publicitário? Octávio ficou 10 anos na direção geral da emissora.
Nascido em maio de 1940, em São Paulo, ele foi diretor-geral da Rede Globo de setembro de 2002 até 31 de dezembro de 2012 quando passou a integrar o conselho de gestão do Grupo Globo. Quando tinha 15 anos, se mudou para o Rio de Janeiro sozinho e em 1961 começou a trabalhar como auxiliar administrativo em uma das principais agências de publicidade da época.
Ele se formou em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e participou de diversos cursos de especialização, em Nova Iorque. Começou a trabalhar na TV Globo em 1982, contratado para estruturar o departamento de marketing da emissora.
Foi diretor da Central Globo de Marketing por oito anos, até ser nomeado Superintendente Comercial. Uma das marcas da sua gestão foi a política de profissionalização no modelo de comercialização dos espaços publicitários. Em 2002 assumiu o cargo de diretor-geral da TV Globo após o afastamento da executiva Marluce Dias da Silva, por questões de saúde.
Foi efetivado no cargo em outubro de 2004, ficando até 2012. Em 2017 encerrou suas atividades na Globo e passou a se dedicar exclusivamente à Fundação Helena Florisbal, instituto criado por ele em homenagem à sua esposa, que também era publicitária, morta em 2009.
A Globo já está planejando uma grande mudança para seu especial de fim de ano. Em 2024, Roberto Carlos celebrará 50 anos de parceria com a emissora, marcando meio século de shows inesquecíveis que embalaram as noites de Natal de milhões de brasileiros. Para comemorar essa data especial, a Globo planeja transmitir o show ao vivo diretamente do Maracanã, caso o estádio esteja disponível.
No entanto, segundo o jornalista Thiago Sodré, do Correio Braziliense, essa celebração pode ser a última de Roberto Carlos na emissora. Embora o contrato do Rei com a Globo vá até 2025, a emissora já teria sinalizado que não pretende renovar o vínculo. O futuro do cantor na Globo pode ser um contrato por obra, o que significa que ele só seria chamado para edições específicas do especial, sem um vínculo fixo.