Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Empregada

Thalma de Freitas dá opinião sincera sobre a Zilda de Laços de Família: “Dignidade”

Thalma de Freitas falou sobre Zilda, empregada doméstica que interpretou na novela Laços de Família e que virou alvo de debates

por Guilherme Rodrigues

Publicado em 27/08/2024, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thalma de Freitas como Zilda de Laços de Família e recentemente no Sem Censura - Divulgação/Globo/Reprodução/TV Brasil
Thalma de Freitas como Zilda de Laços de Família e recentemente no Sem Censura - Divulgação/Globo/Reprodução/TV Brasil

Nesta segunda-feira (26), Thalma de Freitas participou do Sem Censura, programa da TV Brasil, e foi questionada sobre Zilda, a empregada de Helena (Vera Fischer) que a famosa viveu em Laços de Família, enredo das 21h de Manoel Carlos.

“A novela foi em 2000 e eu lembro claramente nas nossas leituras, antes de começar a gravar a novela, que o Ricardo Waddington (diretor do folhetim) falava da intenção do Maneco de dar dignidade para o personagem da empregada doméstica na televisão brasileira, que geralmente era aquela figura que entrava com o cafezinho e saía”, afirmou a estrela.

“E a Zilda tinha bastante texto, eu tinha cena sozinha, eu tinha cena com outros núcleos, eu era a casa da Helena, com os filhos, tretas, as meninas brigavam e eu ia separar. A personagem da Regiane Alves (Clara) era super malvada, tinha uma cena que eu dava uma lição de moral nela. A gente nunca tinha visto isso na televisão brasileira em 2000”, destacou a artista.

“Então, quando veio a pandemia em 2022 e teve um super debate sobre o papel da Zilda, ‘ela não tem vida, ela o trabalho dela é análogo à escravidão, eu queria ter uma Zilda na minha casa’, eu levantei muito essa questão de entender a época que essa novela aconteceu e a importância que ela teve”, comentou Thalma.

“A Zilda virou um personagem do Casseta & Planeta, eu lembro do meu amigo ligando e dizendo, ‘você chegou lá, o Casseta & Planeta está fazendo a paródia do seu personagem’. Para uma atriz negra, que começou a fazer novela nos anos 90, chegar num lugar de tanto destaque na televisão com um personagem de empregada doméstica, na época foi muito importante, teve um impacto muito grande na cultura”, concluiu a famosa, que está longe das novelas desde Malhação: Intensa como a Vida (2012).