Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Música / ENTREVISTA

Jorge Vercillo critica devastação do meio ambiente e ressalta: 'Meu dever como artista'

Em entrevista à Contigo!, Jorge Vercillo fala sobre meio ambiente, relação com as redes sociais e ressalta dever como artista

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 25/10/2024, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jorge Vercillo em clique publicado no Instagram - Foto: Reprodução/Instagram
Jorge Vercillo em clique publicado no Instagram - Foto: Reprodução/Instagram

Grande nome da MPBJorge Vercilloacaba de retornar de Portugal, onde levou a especial apresentação de JV30, turnê que comemora seus 30 anos de carreira. Em entrevista à Contigo!, o compositor de inúmeros sucessos como Monalisa, Ela Une Todas as Coisas e Que Nem Maré, fala sobre danos ao meio ambiente, relação com as redes sociais e ressalta dever como artista. 

Nas redes sociais, Vercillo é o tipo que 'mostra a cara'. Ele faz questão de exercer o seu papel de cidadão e artista, sem medo de perder seguidores: "Eu uso muito as minhas redes sociais para dar essas porradas na consciência das pessoas. Eu bato em tudo quanto é lado e apanho de todos os lados também, isso faz parte, né? Quem fala também acaba ouvindo, mas eu acho que tô exercendo o meu dever como artista e de formador de opinião", disse.

O artista, que compartilha opiniões políticas e ambientais, relata que recentemente se expôs em suas redes sociais em prol do meio ambiente: "Ver o Brasil em chamas nas queimadas foi desgastante para mim.", diz Vercillo, se referindo às recentes queimadas no Brasil. "Eu fiz muitos vídeos xingando, falando muito e reclamando muito e muitas pessoas me parabenizaram, independente da minha opinião, mas pela minha atitude como artista de estar me pronunciando. E ao me pronunciar, não é contra o governo A ou B, eu tô me pronunciando a favor da natureza, porque meu partido não é esquerda nem direita, e sim o partido dos animais, das plantas, e das pessoas, né?", explica o cantor.

E continua: "A forma de o ser humano fazer agricultura no planeta Terra é nocivo para a atmosfera, para a planta. A gente expõe o nosso solo a radiação solar. A forma que nós fazemos pecuária é ainda mais errada, então precisamos mudar isso. Me perdoe os 'agro playboys', os 'agro empreendedores', mas é muito errado.", crítica. "Eu rodo o Brasil inteiro de cabo a rabo, e o que eu vejo são poucas áreas com árvores, eu vejo campos abertos expostos à radiação solar."

Vercillo conta que faz questão de utilizar as redes sociais para fazer essas denúncias e pedir por melhorias: "Isso precisa de uma campanha de reeducação por parte do governo, isso é uma sugestão. Investir através da televisão, da internet, uma campanha de reeducação para que cessem essas queimadas criminosas.", sugere.

Em 09 de novembro, Jorge Vercillo subirá ao palco do Qualistage, no Rio de Janeiro. Além de enormes sucessos de sua carreira como Que Nem Maré, Homem Aranha, Monalisa, Final Feliz e Encontro das Águas, o cantor apresentará canções como Sentido, em parceria com Orlando Moraes e Águias e Sereias, fruto de sua parceria com Mark Exodus. O show contará com a participação de seu filho, também compositor, instrumentista e cantor, Vini Vercillo.