Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Em 1977

Autora juntou padre, médico, médium e pai de santo para criar novela há 47 anos

Trama foi sucesso da TV Tupi e autora contou com ajuda de mentores para construir enredo que unia religião e psiquiatria ao paranormal

Parte do elenco de O Profeta - Divulgação
Parte do elenco de O Profeta - Divulgação

Em 24 de outubro de 1977, há 47 anos, a TV Tupi, pioneira da televisão brasileira, estreava O Profeta como sua nova novela das oito. Com texto de Ivani Ribeiro, a trama de O Profeta unia diversas religiões e conceitos da psiquiatra ao paranormal. Para conseguir entregar o sucesso, a autora juntou padre, médico, médium e pai de santo como seus consultores de texto.

Diversas inspirações

Ivani Ribeiro utilizou muitas religiões como inspiração para a sua novela: segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, crenças como o candomblé, kardecismo e catolicismo foram retratadas da trama, junto com a medicina psiquiátrica. Unidos, os temas serviram como base para os fenômenos paranormais de O Profeta.

A diversidade de religiões serviu, também, para agradar um público mais amplo — o que, como afirma Xavier, foi recomendado pelo diretor Antonino Seabra. Em entrevista ao Jornal do Brasil em 1978, Ivani declarou suas intenções com a novela: "Focalizando a paranormalidade, que considero um assunto fascinante, armo um debate com a doutrina espírita, a Igreja Católica e a parapsicologia", disse.

A autora revelou, ainda, que contava com a ajuda de especialistas de cada área na produção da história: "Como sou leiga no assunto, sou assessorada por padres, médicos, médiuns e pais de santo. Com essa novela, pretendo despertar a consciência de que precisamos tentar maior aproximação do homem com Deus, ao mesmo tempo em que apresento, seriamente, uma ilustração do fenômeno", explicou.

Os auxiliares eram o psiquiatra Paulo Gaudêncio, o padre Antônio Haddad, da paróquia de São Miguel Paulista, em São Paulo, o mentor espírita Herculano Pires e, ainda, um orientador de umbanda e candomblé.

Grande sucesso da Tupi

Depois da estreia de O Profeta, a Globo lançou O Astro — um clássico assinado por Janete Clair — que remetia ao mesmo tema da novela de Ivani. 

Mesmo em concorrência como uma das emissoras mais promissoras da época, O Profeta conseguiu entregar bons números de audiência e até bateu a média da Globo em uma ocasião. A diferença foi gritante, com a Tupi alcançando em São Paulo uma média de audiência de 36.7 contra 33.3 da emissora rival.

Leia também: TV Tupi pode voltar? Há 74 anos nascia a primeira emissora do Brasil