Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Sem sucesso

Novela da Globo espantou público das seis e derrubou o ibope há 16 anos

Trama perdeu o protagonista, que se internou para lutar contra o vício em drogas, e Globo reduziu pausas comerciais em tentativa de alavancar audiência

Grazi Massafera viveu sua primeira protagonista em Negócio da China - Reprodução/Globo
Grazi Massafera viveu sua primeira protagonista em Negócio da China - Reprodução/Globo

Em 6 de outubro de 2008, há 16 anos, a Globo lançava a primeira novela solo de Miguel Falabella, que já havia colaborado com a emissora ao lado de Maria Carmem Barbosa nos folhetins Salsa e Merengue e A Lua Me Disse. Negócio da China ocupava o horário das seis, mas não fisgou o público da faixa. Na verdade, a trama espantou os telespectadores e derrubou o ibope da emissora.

Na época, Falabella estava com uma tripla jornada de trabalho na Globo: ao mesmo tempo que escrevia Negócio da China, ele atuava e roterizava o seriado humorístico Toma Lá, Dá Cá. Antes mesmo de começar a ser exibida, a obra sofreu mudanças consideráveis: inicialmente pensada para o horário das sete, a novela foi passada para a faixa das seis em uma tentativa de conquistar o público que assistia Malhação, fenômeno entre os jovens.

Apesar de inicialmente parecer que a estratégia tivesse dado bons resultados, a novela despencou de audiência logo após as primeiras semanas. De acordo com um levantamento realizado pelo jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, os 30 pontos iniciais de ibope passaram para 18, o que foi considerada a maior fuga de telespectadores em uma produção da emissora até então.

Além de sofrer com uma produção e história que hoje são consideradas ruins, Negócio da China perdeu o protagonista no meio do enredo: o ator Fábio Assunção(Heitor), que vivia parte do triângulo amoroso com Grazi Massafera (Lívia) e Ricardo Pereira (João). Em nota oficial divulgada quando a novela estava em exibição, Fábio afirmou que a saída era por motivos de saúde e pedia que respeitassem o momento. 

Posteriormente, foi divulgado que ele estava internado em uma clínica de reabilitação para tratamento contra o vício em drogas. Assunção não voltou a novela, seu personagem foi sequestrado e depois teve o corpo descoberto, o que fez Falabella modificar todo o enredo que até então estava sendo desenvolvido.

A queda de audiência foi acompanhada por várias tentativas de manter o público, como revela Xavier. A emissora diminui o número de pausas comerciais e, com a chegada do horário de verão, atrasou toda a programação pela trama das seis, para que Negócio da China entrasse no ar às 18h30.

Segundo o jornalista, Falabella chegou a revelar que não gostaria mais de escrever para o horário das seis, pois não conseguiu descobrir qual era o público da faixa: "Novela das seis, nunca mais", desabafou.