Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Sucesso!

Novela da Globo exibida há 48 anos chegou a parar guerras no exterior

Trama da Globo foi sucesso absoluto em solo nacional e abriu as portas do mercado internacional para receber novelas brasileiras

Lucélia Santos virou estrela internacional com seu primeiro trabalho - Reprodução/Globo
Lucélia Santos virou estrela internacional com seu primeiro trabalho - Reprodução/Globo

Em 11 de outubro de 1976, há 48 anos, a Globo lançava Escrava Isaura como sua nova novela das seis. Sucesso absoluto em solo nacional e internacional, a trama de Gilberto Braga foi exportada para diversos países e chegou a parar guerras no exterior.

A lista de conquistas internacionais da versão de 1976 de Escrava Isaura é longa. De acordo com o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a novela gerou uma pausa em conflitos na Croácia e na Bósnia quando foi exibida nesses territórios. Na Bósnia, que travava luta com a Sérvia em 1997, os exércitos de ambas as nações decidiram decretar cessar-fogo durante a exibição dos capítulos. 

A trama também foi a primeira novela brasileira exibida na Rússia, quando foi transmitida já em 1988, e, segundo Xavier, até mudou o vocabulário do país: a palavra "fazenda" não existia em russo, mas passou a integrar o dicionário por causa de Escrava Isaura.

Na Polônia, como registrado no Livro do Boni, a história rendeu um concurso da emissora local para encontrar sósias de Lucélia Santos e Rubens de Falco, que vivam Isaura e Leôncio. Ao que se sabe, 8 mil pessoas se candidataram.

E na China, a protagonista conquistou o Prêmio Águia de Ouro — a primeira vez que uma atriz estrangeira foi eleita, com aproximadamente 300 milhões de votos.

Isso só foi possível, é claro, pela abertura do mercado internacional às novelas brasileiras. Escrava Isaura foi a primeira produção que ultrapassou fronteiras e abriu as portas do exterior para outras novelas nacionais conquistarem os gringos

Um levantamento realizado por Xavier revela que, vinte e dois anos após ser exibida pela primeira vez no Brasil, Escrava Isaura já havia sido vista em quase 80 países, entre eles a África do Sul, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, China, Coreia, Dinamarca, Gana, Hungria, Indonésia, Islândia, Israel, Letônia, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, Madagáscar, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Quênia, República Tcheca, Rússia, Singapura, Sri Lanka, Suíça, Turquia e Ucrânia.