Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Colunas / Gabriel Perline / fim de contrato

Crise na audiência e poucos anunciantes: Saiba os motivos por trás da demissão de Rodrigo Faro

Saiba os motivos por trás da demissão de Rodrigo Faro da Record. Fatores como a crise na audiência e os poucos anunciadores pioraram sua situação.

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 05/12/2024, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba os motivos por trás do fim do contrato de Rodrigo Faro com a Record - Reprodução/Record/Antonio Chahestian
Saiba os motivos por trás do fim do contrato de Rodrigo Faro com a Record - Reprodução/Record/Antonio Chahestian

Rodrigo Faro surpreendeu seus fãs ao confirmar o fim de seu contrato com a Record após 16 anos. Apesar disso, sua saída já era algo debatido nos bastidores da emissora por uma série de motivos, incluindo as frustrações com a crise na audiência e o número baixo de anunciantes. A seguir, saiba os motivos por trás da demissão do apresentador da emissora de Edir Macedo.

AUDIÊNCIA

O desligamento de Rodrigo Faro já era um assunto comentado na Record há pelo menos dois anos. O programa Hora do Faro, apresentado aos domingos, passou a registrar uma série de problemas em sua audiência por conta das derrotas consecutivas para o SBT. O único período do ano em que a situação melhora é quando A Fazenda está no ar, e ele recebe os eliminados para serem sabatinados.

ANUNCIANTES

Nos últimos tempos, o Hora do Faro ainda apresentou dificuldade para atrair anunciantes. De acordo com a jornalista Fábia Oliveira, do Metrópoles, a queda de audiência do programa fez com que grandes marcas deixassem de se interessar para investir na atração, fazendo o faturamento despencar. 

DESGASTE DO FORMATO

O Hora do Faro estreou na Record em abril de 2014 e passou por inúmeras reformulações desde seu lançamento. Quadros clássicos que já foram grandes hits de audiência como o Dança Gatinho ou o Vai Dar Namoro chegaram a ser ressuscitados, mas mesmo assim o público não se empolgou. Apostas em reportagens de tom assistencialista --que no passado também renderam Ibope-- deixaram de emocionar. Famosos da web, figuras que se tornaram memes e até mesmo cantores de boa projeção popular não conseguiram alavancar os índices.

CHEGADA DO FUTEBOL

O programa, atualmente transmitido entre 16h e 19h45, também foi impactado pela chegada do futebol na Record. A emissora comprou os direitos de transmissões de partidas de campeonatos estaduais e também do Campeonato Brasileito, e fez uma enorme contratação de profissionais para revitalizar seu departamento de Esportes.

MORTE DE GUGU LIBERATO

E uma das maiores preocupações de Rodrigo Faro foi transmitida ao vivo em um dos momentos mais delicados da televisão brasileira. No dia da morte de Gugu Liberato, o apresentador mostrou uma entrevista feita com ele em 2017, mas o áudio de seu microfone vazou bem na hora em que ele questionou à produção sobre a audiência do momento. Nas redes sociais, ele foi condenado pela atitude de usar a emoção para atrair o público e isso interferiu em sua imagem mesmo após anos.

Com cenário reduzido, falta de investimentos e equipe em menor volume, Rodrigo Faro percebeu que seu espaço na emissora estava cada vez mais perto do fim. Ao conversar com a Record, ambos entraram em um comum acordo para encerrar a parceria, mesmo após enfrentarem inúmeras reuniões para chegarem a uma decisão que pudesse satisfazer as duas partes. Em suas redes sociais, o apresentador confirmou sua saída da emissora de Edir Macedo.

Leia também: Cariúcha recebe convite do SBT para assumir vaga de Regina Volpato no Chega Mais

*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko