José Luiz Datena é demitido da Band; participação na corrida política pelo cargo de prefeito de São Paulo azedou relação com a TV
Publicado em 28/11/2024, às 13h01 - Atualizado às 13h10
José Luiz Datena está oficialmente fora da Band. Após mais de 20 anos de uma parceria bem-sucedida, a imagem do apresentador ficou arranhada por conta de sua participação na corrida política pelo cargo de Prefeito de São Paulo --onde protagonizou uma cena de agressão física contra um de seus oponentes-- e ele acabou destituído do posto de comandante do Brasil Urgente, vespertino que costumava registrar bons índices sob seu comando.
"Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos", disse a emissora em nota enviada à coluna.
Sua passagem pela política causou um enorme ruído dentro do Jornalismo da Band. Após a tentativa desastrosa --que incluiu a famigerada cadeirada em Pablo Marçal--, a alta cúpula achou que não havia mais condições de Datena pertencer ao Jornalismo. Inicialmente, foi pensada em uma solução de colocá-lo em alguma atração no Entretenimento, com uma redução substancial de salário, mas agora o fim da parceria foi decretado.
Datena estava na Band desde 2003, e fez uma breve interrupção para retornar à Record, no comando do Cidade Alerta, em 2011, mas ficou menos de um mês na emissora de Edir Macedo e pediu para retornar à empresa da família Saad.
Sob o comando de Datena, o Brasil Urgente rendia índices interessantes de audiência, que ajudavam a melhorar a média diária da emissora. Além disso, o faturamento comercial sempre foi interessante para a empresa. Desde sua saída para concorrer à Prefeitura de São Paulo, o programa passou a ser apresentado por seu filho, Joel Datena, que tem se esforçado para não deixar o público ir para a concorrência.