Maycon tenta vaga e busca uma redenção com o público com uma participação no MasterChef, após passagem conturbada no BBB 24
Publicado em 22/01/2025, às 15h14
Maycon Cosmer saiu do BBB 24 em seus primeiros dias e não conseguiu deixar uma boa impressão para o público geral. Porém, o "tia da merenda" está disposto a mudar a opinião geral usando seus talentos culinários. Em entrevista exclusiva à coluna, ele revelou que tentará, novamente, uma vaga no MasterChef Brasil, o primeiro sem o comando de Ana Paula Padrão.
Ele tentou uma vaga na competição culinária em 2022, antes de tentar entrar na casa mais vigiada do Brasil, e conseguiu passar para a segunda etapa da seletiva, mas seguiu o sonho de entrar no BBB. Cosmer é formado em Jornalismo e História, mas garante que o faz seu coração bater é a gastronomia.
“É onde bate o meu coração em termos profissionais. Tentar uma vaga no MasterChef é uma forma de me recolocar no mercado de trabalho em uma área que eu gosto bastante, além de ser uma valorização para as merendeiras do Brasil inteiro, que é uma profissão que eu amo. Como merendeiro escolar, eu gostaria muito que houvesse uma competição só para merendeiros, porque, apesar de não termos a técnica dos participantes do MasterChef Profissionais, também somos profissionais da gastronomia e temos muito a oferecer.”
Outro ponto que Maycon destaca é que ele é filho de pescador e garante habilidade com tudo que vem do mar, além de ter outras especializações que podem o levar para mais longe na competição.
"Eu sou filho de pescador a vida inteira, então amo frutos-do-mar, peixes, crustáceos e animais marinhos. É algo que sempre fez parte da minha vida. Acho que essa é a minha grande paixão. Também tenho bastante habilidade com massas frescas, massas recheadas e variações de corte."
Se no BBB 24 ele recebeu apenas 8,46% dos votos para a sua permanência, no MasterChef ele garante que seu jogo será outro e que aprendeu com sua saída precoce do primeiro reality que participou.
“Eu aprendi que o jogo não termina quando acaba e que é importante focar mais em mim e me preocupar menos com os outros. Ser mais individualista, fazer o meu próprio jogo e não me envolver tanto com o jogo alheio. Também entendi que não adianta tentar trazer ninguém comigo, porque, no fim, o campeão é sempre um só.”
Outro ponto que Cosmer garante é que ele será reconhecido por seu jeito extrovertido, já que estará diante de seu talento e mostrando que manda muito bem quando o assunto é cozinhar e levar sabor para a vida de todos.
“Ser compreendido de forma diferente, com certeza serei, por ser competições distintas. E as pessoas vão conhecer o Maycon cozinheiro, o Maycon que ama o que faz, o Maycon divertido, o Maycon feliz no seu espaço, no seu ambiente, no seu habitat natural, que é a cozinha.”
Maycon garante a coluna, e define seu pós-BBB, como uma transformação. Um dos maiores sonhos dele sempre foi ser pai. Agora, ele e sua esposa, Franciane De Souza, esperam Pérola. Sua saída da casa foi conturbada, mas ele deixou um recado antes de cruzar a saída sobre "o sonho não morrer". Ele explicou e revelou que o especialista que cuida da chegada da filha deu um conselho que ligou os pontos.
“Quando digo que o sonho jamais morrerá, é porque existe vida pós-BBB, e a chegada da Pérola veio para coroar essa mudança de forma maravilhosa. Nosso médico, ao saber que esperamos por ela por 11 anos, disse algo muito especial: “Maycon, você precisava de uma metanoia, uma mudança de mente.” E o Big Brother me trouxe isso. Ele trouxe a transformação necessária para que a Pérola hoje existisse. Mudou e mudou para muito melhor.”
Por fim, ele garantiu que, desta vez, caso entre no programa, sua vida mudará ainda mais positivamente e pensa que o público pode enxergar um outro lado dele, além de definir como um “lado mais fiel” dele:
“Com certeza o MasterChef pode trazer mudanças ainda mais positivas, porque é onde bate o meu coração. Como eu já mencionei, a gastronomia é o que eu amo fazer, é a minha paixão. Nele, as pessoas vão conseguir compreender esse meu lado. No Big Brother, eu entrei sendo visto como a “tia da merenda”, e não consegui mostrar quem eu realmente sou na cozinha. Estar na cozinha do Masterchef, para mim, é a oportunidade de mostrar esse outro lado: um lado mais técnico, mais completo e, acima de tudo, mais fiel ao que eu realmente sou como cozinheiro.”
*Texto de Murilo Rocha
Murilo Rocha é estudante de Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Siga o Murilo nas redes sociais: @eumuriloorocha