A programação de 2025 está em discussão, e a Record convoca Rodrigo Faro para definir se ele segue na emissora ou se deixará o elenco no próximo ano
Publicado em 05/11/2024, às 12h13
Após meses de indefinição, a Record deixou para os 45 minutos do segundo tempo a rodada de conversas com Rodrigo Faro para acertar seu destino em 2025 e definir se ele fica na emissora ou se deixará o elenco. Já houve uma primeira reunião, mas alguns imprevistos atravessaram o caminho nas últimas semanas, e a retomada das negociações será feita nos próximos dias. Ambas as partes estão interessadas na renovação, porém há detalhes que podem atrapalhar o acordo.
A coluna conversou com fontes bem posicionadas na Record e também com pessoas próximas ao apresentador, e a informação que tivemos das duas partes é que as conversas foram interrompidas neste momento porque Faro tem dedicado seu tempo a acompanhar sua mulher, Vera Viel, no processo de recuperação após a cirurgia de retirada de um câncer raro na perna, e também nas sessões de radioterapia.
"Com tudo o que aconteceu no último mês com a Vera, o susto pelo qual eles passaram, atrasou toda a conversa do Rodrigo com a emissora. Rodrigo ficou 100% focado em estar ao lado da Vera nesse momento e a Record também super respeitou esse momento", disse uma fonte próxima ao apresentador. "Existe sim o interesse na renovação do contrato e da parceria de tantos anos, mas, ainda não sabemos de nada, pois essa conversa [definitiva] deve acontecer um pouco mais pra frente, quando Rodrigo estiver mais tranquilo e quando a Record também tiver tomado alguma decisão."
No entendimento da Record, o apresentador tem um forte apelo comercial, é querido pelo público, mas é perceptível que o programa Hora do Faro já não funciona mais como antes. Somente em tempos de A Fazenda, quando há sabatinas com eliminados, a atração reage. Mas isso dura apenas 3 meses no ano, deixando os outros 9 desprotegidos. Quando há edições do Canta Comigo, os números também costumam reagir, mas de uma maneira mais tímida.
O que entrará em discussão quando as conversas com a Record entrarem em vigor é os rumos que podem ser dados a Faro no ano que vem. O primeiro aceno de que ele não é uma carta fora do baralho é o lançamento de um vídeo institucional da emissora com a programação de 2025, voltado ao mercado publicitário, em que o apresentador aparece por diversas vezes como um dos talentos da casa. O nome de seu programa, no entanto, não é citado. Já o de outras produções, como realities e novelas bíblicas, são apresentados por completo, com "nome e sobrenome" no material.
Entre as possibilidades aventadas estão o fim do Hora do Faro e sua transferência para algum dia da semana, na faixa da noite, com um novo formato (original ou enlatado, como um reality show), a permanência aos domingos com atrações por temporadas, como o Canta Comigo, e também a adaptação das sabatinas com eliminados de A Fazenda em um produto sazonal, com sua presença também no prime time dos finais de semana.
Essa transformação já é pensada pelos executivos desde 2022, quando o Hora do Faro já apresentava sinais de desgaste. De lá pra cá, o cenário não mudou. O contrato do apresentador foi renovado mediante uma significativa redução salarial, e a expectativa de que os novos quadros ou condução dos conteúdos resultasse em uma mudança nos números, mas tudo seguiu na mesma.
Além disso, há também o interesse em repatriar Márcio Garcia, que apresentou o projeto de um programa que encantou os diretores. Ele mescla elementos das três atrações que conduziu na Globo (Gente Inocente, Tamanho Família e The Voice), e foi visto com excelentes olhos pela alta cúpula. Sem contar com o fator de trazer uma novidade para a programação do fim de semana, e com um nome recém-saído da líder de audiência.
Com os atrasos nas conversas, tudo leva a crer que as mudanças mais drásticas levarão algum tempo a serem aplicadas, e em janeiro ainda vejamos um cenário parecido com o atual. É importante frisar que o interesse na permanência do vínculo com Rodrigo Faro existe. Somente não será mais do jeito atual.
Leia também: Globo 'transforma' Marcos Mion em Márcio Garcia e faz nova versão do Gente Inocente