Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / RELEMBRE

Gilberto Braga queria voltar à TV antes de morrer; autor de Vale Tudo nos deixou há três anos

Neste sábado, 26, faz três anos da morte de Gilberto Braga; fonte próxima ao autor revelou que ele desejava voltar ao trabalho

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 26/10/2024, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autor de novelas Gilberto Braga - Foto: Márcio Nunes/Globo
Autor de novelas Gilberto Braga - Foto: Márcio Nunes/Globo

Neste sábado, 26, faz três anos da morte de Gilberto Braga. O autor de grandes sucessos da teledramaturgia como Dancin' Days, 1978,  Vale Tudo, em 1988, Anos Rebeldes, 1992 e Paraíso Tropical, 2007, morreu aos 75 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma infecção generalizada. Lidando com o Alzheimer durante anos, Braga chegou a expressar o desejo de voltar a trabalhar em seus últimos anos de vida. 

Após a morte do autor, seu amigo João Ximenes Braga, que era parceiro de trabalho e chegou a participar da novela Babilônia, fez uma revelação em uma entrevista à Folha de São Paulo. Na ocasião, João Ximenes revelou que Braga queria muito lançar uma nova obra para a apagar a memória do fracasso de Babilônia:

"Fui recebido no quarto, numa cama reclinável, tipo de hospital. Ele não estava bem de saúde, mas lúcido e muito deprimido com o fracasso de Babilônia. Não ouso dizer que antecipasse sua morte, mas naquele dia me disse textualmente que não queria encerrar sua carreira com um fracasso e queria voltar a trabalhar logo para recuperar seu prestígio", relatou o amigo de Gilberto Braga. 

REMAKE DE VALE TUDO

Exibida originalmente em 1988, a novela Vale Tudo, está com o remake marcado para acontecer em 2025. A trama, que foi escrita inicialmente por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Brassères, ganhará a nova versão adaptada pela autora Manuela Dias. O viúvo de Gilberto Braga, Edgar Moura Brasil, que foi casado com o autor por mais de 40 anos, se pronunciou contra a adaptação, em entrevista ao site da jornalista Heloisa Tolipan.

"Eu acho que mexer em Vale Tudo é um absurdo tão grande que não consigo imaginar a adaptação." disse o arquiteto e decorador. 

"Primeiro porque é uma novela perfeita e os diálogos e a história são perfeitos, a direção também, bem como os atores e a trilha sonora. Mexer em Vale Tudo e reescrever é algo absurdo e cada notícia eu tomo um susto."

O viúvo de Braga ainda argumentou pontualmente para exemplificar sua incredulidade: "Recentemente publicaram que a personagem Odete Roitman [vivida por Beatriz Segall (1926-2018) na versão original] entraria no primeiro capítulo, em vez do capítulo 40 ou 50. Na obra original a escolha em segurar a entrada dela se justificava para dar tempo do povo se acostumar com a história e a chegada dela ser um acontecimento. Ou seja, isso não vai dar certo. Acho que tem muita obra para ser refeita, então por que fazer Vale Tudo? Não consigo entender. Gostaria… é como refazer E o Vento Levou. Eu pararia com isso e faria outra história",explicou na ocasião.