Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / ANÁLISE

Novo cenário mostra quem perde e quem ganha com fuga da TV aberta

Audiência de streamings bate com canais de TV e reforça diferença no comportamento de espectadores que não consomem mais conteúdos à moda antiga

Redação CONTIGO! Publicado em 17/09/2024, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Clara, apresentadora do Estrela da Casa (TV Globo) - Foto: Divulgação/Globo
Ana Clara, apresentadora do Estrela da Casa (TV Globo) - Foto: Divulgação/Globo

Apesar de não ter conquistado o público da TV, o reality Estrela da Casatem grande sucesso na Globoplay, plataforma de streaming da Globo —garantindo sua segunda temporada e aumentando o lucro da emissora. O movimento reafirma uma nova realidade para os canais abertos, que mostra quem perde e quem ganha com essa fuga dos canais abertos da televisão.

Na contramão estão programas como Show do Milhão (SBT) e A Fazenda (Record) que vem mantendo a audiência e, no caso da emissora de Silvio Santos (1930-2024), até ultrapassando as concorrentes em horários nobres da TV aberta. Com formatos clássicos e já conhecidos dos telespectadores, os canais encontram resultados positivos fora do streaming.

A diferença entre a TV aberta e a internet pôde ser vista também na 24ª edição do BBB. O campeão, Davi Brito (22), era favorito dos telespectadores assíduos, enquanto os internautas não gostavam da história de superação do baiano, que sonhava em estudar medicina. Eles preferiam as piadas ácidas e tiradas rápidas de Fernanda Bande (32) e Giovanna Pitel (25), que agora assumiram seu próprio programa no Multishow, canal pago da Globo. 

Leia também: SBT supera 'milhões' da Globo e lidera audiência da TV com novo Show do Milhão

O caminho inverso também se mostra complicado. Realities como Casamento às Cegas (Netflix), Brincando com Fogo (Netflix) e até mesmo De Férias com o Ex (MTV), não conseguem emplacar personagens nos canais de TV aberta. Em alguns casos, quando envolvidos em polêmicas ou affairs, os participantes conseguem participar de outros realities, como acontece em A Fazenda 16.

O atual desafio é fazer com que os dois públicos conversem, unindo a rapidez e inovação, que os streamings e a internet requerem, com a tradicionalidade que agrada ao público da TV. A ideia foi aproveitada no programa Sabadou, comandado por Virginia Fonseca (25), que acumula 49 milhões de seguidores apenas no Instagram.

A cada final de semana, a influenciadora convida nomes de peso, tanto da internet quanto da TV, para um programa de auditório. Porém, além das conversas e perguntas, já clássicas do tipo de atração, ela cria momentos que possam repercutir na web, com cortes pequenos e frases reveladoras.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CONTIGO!