Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / HAMDAN BALLAL

Diretor palestino vencedor do Oscar 2025 é sequestrado e linchado por israelenses

Hamdan Ballal foi sequestrado após vencer o Oscar com No Other Land, documentário que mostra bastidores dos conflitos da Palestina e de Israel

Diretor palestino vencedor do Oscar 2025 é sequestrado e linchado por israelenses - Reprodução/Instagram @hamdan_mo_balall
Diretor palestino vencedor do Oscar 2025 é sequestrado e linchado por israelenses - Reprodução/Instagram @hamdan_mo_balall

Vencedor do Oscar 2025 com No Other Land, Hamdan Ballal foi sequestrado e linchado por israelenses que intensificaram o conflito entre Palestina e Israel. O ataque ocorreu na segunda-feira (24) perto do assentamento israelense de Susya e as Forças de Defesa de Israel investigam o caso. Na manhã desta terça-feira (25), o diretor da obra foi solto.

O ataque

O jornal Guardian publicou as informações e conseguiu contato com Basel Adra, um dos diretores do documentário, que estava com Ballal no momento do crime. Segundo ele, Hamdan tentou proteger a família do ataque dos colonos e soldados atiraram para impedir que alguém ajudasse o cineasta: “Ele estava gritando por ajuda. Eles deixaram que os colonos o atacassem e então o exército o sequestrou".

Outro jornalista israelense, Yuval Abraham, que foi um dos diretores de No Other Land, Ballal foi colocado em uma ambulância, mas militares israelenses o retiraram enquanto ele recebia tratamento.

A Associated Press, agência de notícias internacionais, divulgou que 10 a 20 colonos mascarados foram responsáveis por ataques. Hamdan sofreu ataques com pedras, bastões. O carro em que estava foi vandalizado com vidros quebrados e pneus furados. Um dos ativistas palestinos, que também foi agredido, Josh Kimelman, revelou à agência que ele foi levado vendado.

Hamdan Ballal já foi solto?

Na manhã de terça-feira (25), Yuval atualizou seu X, antigo Twitter, com notícias do caso. Primeiro ele contou que o diretor vencedor do Oscar foi espancado e agredido, além de ter sido detido em um assentamento sem contato com seu advogado. Por fim, ele contou que, após uma noite de tortura com direito a ser algemado pelos israelenses, Hamdan foi solto e está indo de encontro com a sua família. As autoridades de Israel não se pronunciaram.