Boxeador profissional morre em luta não oficial em Gana para quitar dívidas; confira!
Publicado em 01/04/2025, às 15h30
No último sábado (29) o boxeador nigeriano Gabriel Oluwasegun Olanrewaju, de 40 anos, morreu após desmaiar durante um combate no Bukom Boxing Arena, em Accra, Gana. A luta, disputada na categoria meio-pesado, foi parada no terceiro round quando o atleta apresentou sinais de mal-estar e caiu nas cordas no ringue.
O árbitro Richard Amevi percebeu a emergência e chamou a equipe médica, que tentou reanimar o lutador. Olanrewaju foi declarado morto 30 minutos depois de chegar no hospital, e a causa do óbito ainda não foi divulgada.
O boxeador nigeriano, que já foi campeão nacional e da África Ocidental e tem um histórico oficial de 23 lutas, com 13 vitórias e 8 derrotas, enfrentava o ganês Jon Mbanugu pela Liga Profissional de Boxe de Gana.
O secretário do Conselho de Controle de Boxe da Nigéria (NBBC), Remi Aboderin, afirmou ao jornal nigeriano The Punch, nesta segunda-feira (31), que o conselho não havia aprovado o confronto. Foi realizada uma pesagem na quinta-feira e o Gabriel foi considerado acima do peso, sendo informado de que o adversário que enfrentaria não era da mesma categoria.
Aboderin afirmou que o atleta já estava voltando para Nigéria, quando decidiu ficar. Segundo ele, Gabriel devia dinheiro a muitas pessoas e precisavaM dos pagamentos. Foi aí que surgiu a nova luta, no sábado, contra um adversário de outra categoria - sem tempo de preparação e sem aval do NBBC.
Remi Aboderin, porém, lamentou toda a situação e disse que está "devastado" com a perda. Declarou que o lutador era um verdadeiro "guerreiro do ringue". Remi, como representante do conselho, também disse à BBC Sport África que vai cumprir com suas responsabilidades e garantir apoio à família.
Um incidente trágico abalou a cidade de Cajueiro, em Alagoas, nesta segunda-feira (31), quando um jovem de apenas 18 anos, identificado como Gabriel Ferreira, faleceu após sofrer um mal súbito enquanto se exercitava em uma academia local. Clique aqui para saber mais!