Atriz é indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23) pela a sua atuação em 'Ainda Estou Aqui'
Lucas Peçanha Publicado em 23/01/2025, às 11h09
Fernanda Torres celebra uma conquista histórica ao ser indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz por sua interpretação emocionante como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23). A atriz já levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama pelo mesmo papel, em um filme que aborda a ditadura brasileira.
Esse feito marcante faz Fernanda repetir a trajetória da mãe, Fernanda Montenegro, que disputou a estatueta em 1999 pelo icônico Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles. O Oscar 2025 será realizado no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Fernanda enfrentará uma disputa acirrada com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emília Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância).
O Oscar é considerado a premiação mais prestigiada da indústria cinematográfica. Este ano, o anúncio dos indicados sofreu dois adiamentos devido aos incêndios em Los Angeles. Para concorrer ou votar, é necessário ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que reúne cerca de 9.500 profissionais do cinema.
Exceto na categoria Melhor Filme, as indicações seguem uma lógica setorial – atores indicam atores, diretores indicam diretores, e assim por diante. A novidade deste ano é que todos os membros poderão votar em todas as categorias.
O Brasil conta com seis atores entre os membros da Academia: Alice Braga, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Selton Mello, Sonia Braga e Wagner Moura. Com a indicação, Fernanda Torres também passará a integrar o seleto grupo, que já reúne 53 brasileiros em diferentes áreas do cinema.
Com uma carreira que começou aos 13 anos, Fernanda Torres segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, e do pai, o ator e diretor Fernando Torres, falecido em 2008. Ela é conhecida tanto por papéis cômicos, como nas séries Os Normais (2001) e Tapas & Beijos (2011), quanto por interpretações dramáticas em produções como Selva de Pedra (1986), Filhos da Pátria (2017) e Fim (2023).
Na vida pessoal, é casada com o diretor Andrucha Waddington desde 1997, com quem tem dois filhos: Joaquim, de 24 anos, e Antônio, de 16. "Essa indicação é um reconhecimento ao trabalho de uma vida inteira", disse a atriz, emocionada, ao comentar a novidade.
Leia também: Fernanda Torres arrasa com Jimmy Kimmel e expõe perrengue hilário no Globo de Ouro!
Flordelis se pronuncia sobre morte da filha em carta
Morte da filha de Flordelis, Fernanda Torres no Oscar e muito mais marcam o dia
Luiz Bacci faz carta aberta após saída do Cidade Alerta: 'Lutei e batalhei'
Olívia Torres comemora Ainda Estou Aqui no Oscar e confessa susto: 'Fui pega de surpresa'
Poliana Rocha dá basta em seguidor sobre competição com Virginia: 'Dobro da idade'
Luan Santana vai parar no hospital em São Paulo e passar por exames