Leonardo se pronunciou após denúncia de trabalho escravo - Reprodução/Instagram
SE DEFENDEU

Leonardo se explica após denúncia de trabalho escravo em sua fazenda: 'Muito triste'

Cantor sertanejo Leonardo se explica em vídeo nas redes sociais e revela motivo de nome ter sido includo em "lista suja" do MTE

Gabriel Motta Publicado em 07/10/2024, às 17h45

Leonardo falou pela primeira vez na tarde desta segunda-feira (7) sobre as acusações de trabalho escravo envolvendo uma de suas propriedades rurais. Em suma, ele teve seu nome incluído em uma "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e se tornou alvo de uma série de ataques.

Em um vídeo publicado em seu Instagram, o cantor sertanejo explicou não possuir envolvimento direto com a gestão dos trabalhadores do local. "Então, gente, boa tarde. Estou aqui, confesso a vocês que surpreso e muito triste. O meu nome está sendo vinculado no meio da televisão, rádio, internet, e tudo mais", iniciou.

"Quero dizer a vocês que, em 2022, eu arrendei a fazenda para que o arrendatário plantasse soja, milho, ou o que ele quisesse. Se eu arrendo a fazenda para ele, ele tem o direito de plantar o que quiser, entenderam?", indagou. "E nisso surgiu um funcionário lá nessa fazenda que eu arrendei, que eu não conheço, nunca ouvi falar, nunca vi", lamentou Leonardo.

"De repente, fui visitado pelo Ministério Público do Trabalho, com todo o respeito a vocês. Eles foram muito bem recebidos na minha fazenda e foi lavrada uma multa para mim, que sou o proprietário da fazenda. Mas não da Fazenda Talismã, e sim da Fazenda Lacca, onde arrendei para ser plantada soja, entenderam?", continuou o marido de Poliana Rocha.

O artista ainda relembrou sua vida antes da fama e se disse incapaz de fazer algo do tipo: "Não conheço quem estava lá naquelas casinhas, nem quem os colocou lá, porque, gente, eu já plantei tomate. Eu sei como é a vida, é difícil, e do fundo do meu coração, jamais faria algo assim, entenderam?".

"Então, acho que houve um equívoco muito grande sobre a minha pessoa. O Brasil inteiro me conhece, sabe quem eu sou e da idoneidade que eu tenho. Graças a Deus, isso foi a herança que meu pai e minha mãe me deixaram. Estou dizendo a vocês que eu não me misturo nessa lista, nessa lista de trabalho escravo. Sou totalmente contra esse tipo de coisa, entenderam? Totalmente contra. Muito obrigado e fica aquele abraço. Valeu, gente!", finalizou Leonardo.

LEONARDO ENTRA EM LISTA SUJA

O Governo Federal atualizou a "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um documento que expõe empregadores que submeteram seus trabalhadores a condições análogas à escravidão. Ao todo foram cadastradas 176 novas pessoas físicas e jurídicas, sendo 20 deles por práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico e, entre elas, está Emival Eterno da Costa, mais conhecido como Leonardo.

Com a nova atualização, divulgada nesta segunda-feira (7), agora a "lista suja" conta com 727 nomes. O artista entrou ao cadastro após a Fazenda Talismã, em Jussara, no interior de Goiás, passar por uma fiscalização em novembro de 2023. Na época, foram encontradas seis pessoas em sua propriedade, incluindo um adolescente de 17 anos, em condições degradantes, um dos elementos que configura escravidão no Brasil. 

Leonardo Leonardo

Leia também

Ex-BBB Fernanda Bande revela se aceitaria convite pra novela da Globo: "Sou sensata"


Sonia Abrão revela motivo da briga com Claudete Troiano: 'Não falo com ela'


Discreta, Alice Braga posta foto com a namorada no México


Namorada de Arthur Aguiar explode ao ser atacada por seguidora: 'Acorda povo'


Mingau do Ultraje a Rigor, recebe alta 1 anos após levar tiro na cabeça


Grávida, Graciele Lacerda revela perrengue durante treino: "Bem estufadinha"