Mãe do neto de Moraes Moreira, cantora Maria Rita desabafa - Reprodução
EMOÇÃO

Mãe do neto de Moraes Moreira, cantora Maria Rita desabafa após a morte do músico: ''Ele foi descansar''

Emocionada e surpresa com a morte repentina do cantor, ela exibiu a filha com o avô

Redação Contigo! Publicado em 13/04/2020, às 14h51 - Atualizado em 01/05/2020, às 22h59

A cantora Maria Rita emocionou os fãs ao publicar nas redes sociais uma declaração para Moraes Moreira.

Após descobrir que o avô de sua filha faleceu, ela refletiu sobre a perda do músico, um dos principais nomes da música brasileira.

"Ele foi descansar. O avô da minha filha. O cara de quem ela tinha medo quando neném e que logo se tornou um de seus melhores amigos. Descansando. A ideia é inconcebível: ele era enorme. Talento, inteligência, generosidade, volume, voz, cabelo. Era isso que assustava a neném. Mas a sua alma, ela era também enorme. E foi essa alma enorme que conquistou aquela neném, com paciência, graça e amor", disse ela.

Maria Rita também contou como era sua relação com o ex-sogro. Ela foi casada com Davi Moraes, filho do músico, e teve uma filha, Alice.

"Eu escrevo aqui sobre o avô da minha filha pq escrever sobre o cara me causa emoção maior. Minha admiração vem de berço. Que talento, que facilidade em compor e escrever — e aquele violão? E os cordéis, que o levaram à academia brasileira? E aqueles textos? Enormes no sentimento, na indignação, no amor ao seu país, à sua cultura. O mais forte? Pra mim? O texto que ele escreveu pra neta quando ela nasceu. Se um dia ela me autorizar, compartilho com vocês, mas nem preciso dizer mais nada: vindo de Moraes, só podia ser enorme…", declarou.

CARREIRA SÓLIDA

Batizado como Antônio Carlos Moreira Pires na cidade de Ituaçu, ele começou a carreira nas festas populares da região, onde tocava sanfona. Quando aprendeu violão, se mudou para Salvador e se aproximou de Tom Zé, cérebro da cultura soteropolitana na época.

Moraes Moreira fundaria com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão o grupo Novos Baianos, que trouxe frescor para a música brasileira da época. Em 1972, o grupo lançou o disco Acabou Chorare, considerado pela revista Rolling Stone como o melhor álbum da história da música brasileira.

"Obra-prima dos Novos Baianos, Acabou Chorare nasceu do choque entre o grupo e João Gilberto (engana-se quem imagina que a influência musical foi unilateral. Vale ouvir João Gilberto, o 47º colocado desta mesma lista, e perceber imediatamente que se trata do outro lado de uma mesma moeda.) Depois de um primeiro disco semitropicalista, um tanto psicodélico e essencialmente roqueiro gravado em São Paulo (É Ferro na Boneca, de 1970), a trupe se mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro e por lá se instalou", disse a matéria na época.

Há três anos, o grupo se reuniu e saiu pelo Brasil em turnê relembrando a trajetória vitoriosa.

Nos últimos anos, Moraes Moreira seguia carreira solo. Seu último disco de inéditas foi lançado em 2012.


 

Música Moraes Moreira Maria Rita

Leia também

Thales Lessa foca no público feminino para compor hits: 'A chance de sucesso é grande'


Reddy Allor e Gabeu apontam influências do feminejo no queernejo: 'Mais convidativo'


Kat Graham confirma shows em SP e RJ


Júnior & Cézar buscam toque de ex-diretor de Marília Mendonça: 'A mesma língua'


Exclusivo: Thiago Aquino prepara DVD 'Hoje é dia de Favela' em Paraisópolis


Solimões e filho, Gabeu, compartilham dom e amor pelo sertanejo: 'Mostrou talento no berço'