Betty gravou 30 capítulos como a viúva Porcina em 1975 - Reprodução/Globo
Polêmica

Novela da Globo foi censurada após governo grampear telefonema de autor há 49 anos

Trama da Globo era adaptação de peça proibida pela Ditadura e quase passou pelo crivo dos censores, mas foi vetada de surpresa após conversa interceptada

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 27/08/2024, às 07h30

Em 1975, a novela A Saga de Roque Santeiro e a Incrível História da Viúva que Foi Sem Nunca Ter Sido, ou, como ficou conhecida, Roque Santeiro, era cotada como nova novela das oito da Globo e estava programada para estrear no dia 25 de agosto daquele ano. A trama teve alguns capítulos gravados e, depois de ser reprogramada para estrear no dia 27 do mesmo mês, foi barrada pelo Governo Militar abruptamente e passou anos no congelador até finalmente ser retomada.

A obra, escrita por Dias Gomes e dirigida por Daniel Filho, buscava inovar a faixa das oito, que até então era dominada pelos textos dramáticos da renomada Janete Clair. Inicialmente, os censores aprovaram a novela para o horário, mas depois de assistir aos primeiros capítulos gravados, estipularam que a obra tinha que ser transmitida na faixa das 22 horas — e com cortes que trariam prejuízos à narrativa.

De acordo com o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a equipe tinha esperança de que a relação próxima do empresário Roberto Marinho, dona da emissora, com o então ministro da Justiça, Armando Falcão, tornaria a liberação da obra possível. Entretanto, o político se quer atendia às tentativas de contato de Marinho.

A notícia de que a novela não seria transmitida devido à censura foi dada no Jornal Nacional, na noite em que seria sua estreia. Os militares justificaram a decisão com: "A novela contém ofensa à moral, à ordem pública e aos bons costumes, bem como achincalhe à Igreja".

No livro Janete Clair, a Usineira de Sonhos, do jornalista Artur Xexéo, a história que explica a proibição é diferente: segundo o livro, o telefone de Nelson Werneck Sodré, amigo de Dias Gomes, foi grampeado e um deslize do autor em uma conversa revelou que a história por trás de Roque Santeiro era uma crítica ao governo militar.

Na ligação com Nelson Werneck Sodré, o autor revelou que a obra era uma adaptação de uma peça de sua autoria proibida de ser encenada pelos militares. O texto escrito em 1963 era chamado O Berço do Herói e contava a história de um cabo da Força Expedicionária Brasileira que deserta e, por engano, é considerado herói de guerra.

Na época, o Governo enxergou uma tentativa de ridicularizar a carreira militar e, por isso, vetou a encenação. No telefonema, Dias Gomes afirmou fazer uma "pequena sacanagem" e explicou que, ao tirar o personagem militar, os censores não perceberam problema na trama: "Esses militares são muito burros!".

Depois disso, a emissora precisou recorrer à Janete Clair para escrever uma novela que substituiria Roque Santeiro e o texto de Dias Gomes só foi adaptado para a televisão dez anos depois, em 1985. Alguns atores escalados para a primeira produção foram mantidos com os papéis originais, como Lima Duarte (Sinhozinho Malta), João Carlos Barroso (Jiló), Luiz Armando Queiroz (Tito) e Ilva Niño (Mina), outros, como Milton Gonçalves e Elizângela, se transformaram em novos personagens.

Na primeira versão, que nunca foi ao ar, Betty Faria daria vida à Viúva Porcina. A atriz foi chamada para viver a personagem na nova versão, mas recusou e o papel ficou para Regina Duarte. A novela de Dias Gomes foi um sucesso e marcou a história da teledramaturgia brasileira com a trama e personagens memoráveis.

Novela Globo Roque Santeiro

Leia também

Mania de Você: Mavi se casa com Luma, aplica golpe perfeito e deixa a mocinha na miséria


Família é Tudo: Vênus ficará com Tom ou Léo?


Autor 'misterioso' levantou ibope de TV há 28 anos com novela recheada de nudez


Em Mania de Você, Luma fica horrorizada com incesto do pai: “Como é que ele podia querer?”


Família É Tudo: Durante acerto de contas, Jessica e Electra tem embate violento


Quem é a próxima paixão de Rudá em Mania de Você? Saiba tudo