A ex-Paquita contou mais detalhes dos bastidores - Reprodução/Instagram e Glamour
xou da xuxa

Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada

Ex-Paquita relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada. Bianca Rinaldi contou detalhes dos bastidores do Xou da Xuxa

Gabriel Perline Publicado em 18/09/2024, às 17h00

O documentário Pra Sempre Paquitas estreou no Globoplay no dia 16 de setembro e revelou uma série de traumas que Marlene Mattos causou nas assistentes de palco. Em 1990, Bianca Rinaldi estreou no Xou da Xuxa com apenas 16 anos e foi surpreendida com inúmeras cobranças e pressões estéticas da empresária. Em uma das ocasiões, a produtora colocou todas as Paquitas em uma sala e mandou que tirassem suas roupas para avaliar o corpo de cada uma. "Me senti humilhada", confessou a atriz.

Ao relembrarem o momento em que Marlene Mattos pediu para todas tirarem suas peças de roupa, Bianca Rinaldi admitiu que não gostava nem mesmo de lembrar dessa situação: "Teve um momento específico em que eu realmente me senti humilhada. E assim sem saber como agir. Essa é uma lembrança muito dura e cruel".

"Meu coração parece que vai sair pela boca. Calor. Foi realmente muito humilhante e duro. Eu acho que foi [o que mais me machucou]. Quando a gente relembra algo que a gente vivencia a mesma sensação que está muito presente em você, isso é o que mais te machuca", explicou.

O documentário ainda colocou um trecho em que as Paquitas contavam mais detalhes do ocorrido na época. Mesmo pedindo para ela fechar a porta antes de tirarem suas roupas, Marlene Mattos as destratou. A empresária surtou ao ver que as meninas estavam fora dos padrões impostos por ela mesma. Outras assistentes de palco também se sentiram acoadas com a situação. "Parecia que a gente era peças de carne penduradas para ela avaliar qual era boa para ela", disse Ana Paula Guimarães

OUTRAS HISTÓRIAS

Diante das cobranças de Marlene Mattos, Ana Paula Guimarães desenvolveu até mesmo bulimia. A ex-Paquita, que viajou ao lado de Xuxa Meneghel para fora do Brasil, sentiu na pele os comentários negativos proferidos pela empresária. 

"Ela não me cobrava, mas ela cobrava da Priscilla. Comecei a ficar tensa com aquilo e tive bulimia", disse Ana Paula Guimarães. "Todo mundo conversando, rindo e brincando. Aí daqui a pouquinho ela: 'Gente, eu vou vomitar. Dá licença. Gente, está tudo bem. Vamos continuar'", contou a camareira Marlene da Silva Souza, mais conhecida como Cunhã.

E Xuxa Meneghel não ficou de fora dos abusos de Marlene Mattos. A apresentadora do Xou da Xuxa era cobrada diariamente do seu aumento de peso, até que descobriu que estava grávida de Sasha Meneghel. "Eu com os meus 54 kg ou 56 kg era normal e legal. Eu com 58 kg a Marlene já chiava. Eu com 60 kg ela já me chamava de gorda. Tanto é que quando ela começou a falar 'Você tem que ver que você está muito gorda. Muito gorda', eu fui ver que eu estava grávida. Foi o momento que ela mais me chamou de gorda porque eu estava grávida", relembrou.

"Eu dava importância ao que ela queria e não ao que a gente tinha ou estava vivendo (...) E cobrar das meninas eu achava normal. Tipo: 'Olha, a Marlene quer isso. Ela quer me ver magra e quer ver vocês magras também'". Um erro enorme? Enorme", admitiu. Andrea Sorvetão também foi alvo das críticas proferidas pela empresária: "Que absurdo. Você não pode. Vai engordar. Já está gorda".

Outro ponto abordado em Pra Sempre Paquitas foi o teste de Luciana Vendramini para integrar o grupo. Aos 17 anos, ela saiu na capa da revista Playboy estindo a clássica roupa usada pelas assistentes de palco. Na época, as meninas tornaram-se ainda mais sexualizadas pelo público, principalmente por serem menores de idade. "A única coisa ruim, para a gente como grupo, foi que ela saiu em uma revista masculina vestida de Paquita", disse Ana Paula Guimarães. "Quando saiu ela na capa da Playboy vestida de Paquita, eu falei: 'Gente, ela nunca foi Paquita. Como é que ela sai vestida de Paquita?'", perguntou Andréa Veiga. "A gente ficou doida. A gente reclamou", finalizou Andréa Sorvetão.

"Ela saiu na revista masculina dizendo: 'Ah, olha a Paquita'. Ela nunca foi Paquita", explicou Xuxa Menegjel no documentário. "Para a gente foi bem ruim ter a nossa imagem atrelada a uma revista masculina, e onde começou uma sexualização de meninas tão novas", concluiu Ana Paula Guimarães. 

Ticiane Pinheiro foi outra que não conseguiu uma vaga nas Paquitas. A apresentadora da Record contou sua experiência traumática nos bastidores ao lado de Marlene Mattos. Mesmo com um empurrão de Xuxa Meneghel, ela não chamou a atenção da apresentadora. Em 1986, ela já trabalhava à frente do programa Balão Mágico, da Globo, e, sendo filha de Helô Pinheiro, conhecida como a Garota de Ipanema, poderia ter até mesmo uma vantagem entre as concorrentes. Mesmo assim, admitiu seu drama nepobaby com a rejeição.

"Quando surgiu as Paquitas, aquelas meninas lindas dançando e cantando, eu queria muito estar ali e fazer parte. A Xuxa virou um ídolo para mim. Eu queria muito conviver, estar ali perto e ser uma Paquita (...) "Naquela hora meu mundo caiu. Ela não falou nada e eu fui embora. Eu fiquei muito triste. Eu participei do programa e fiquei ali, mas é aquela coisa de menina de você ter um sonho e ver que a Marlene, que era a que mandava em tudo, não quis. Eu acreditava nos sonhos e eu ia atrás. Eu tinha certeza que eu ia conseguir. E tudo, como apresentadora e atriz, a única coisa na vida que eu não consegui realizar mesmo foi ser uma Paquita de verdade", pontuou.

 

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko

Bianca Rinaldi Paquitas Xou da Xuxa

Leia também

Fracasso de novelas faz Globo ficar fora de maior premiação internacional do gênero


Raquel Brito segue passos de Davi, e apela para choradeira e vitimismo em A Fazenda 16


Paquita quebra protocolo e afirma que broncas de Xuxa "machucavam mais" que as de Marlene


Cariúcha escala inimigo de Jojo para seu aniversário e provoca: "A festa aqui é da diversidade"


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo


Sander Mecca vira chef de cozinha após vício e prisão: "Conheci o inferno usando drogas"