Luciana Vendramini foi rejeitada por grupo ao posar nua na Playboy. Documentário das Paquitas expõe atriz que as sexualizou na revista adulta
Publicado em 16/09/2024, às 16h31 - Atualizado às 16h36
Pra Sempre Paquitas estreou no dia 16 de setembro no Globoplay e revelou uma série de mistérios dos bastidores do grupo, como a "saída" polêmica de Luciana Vendramini. A atriz sequer entrou de fato para as Paquitas do Xou da Xuxa, mas vestiu a clássica roupa usada pelas assistentes de palco para posar nua para a revista Playboy. Na época, ela tinha apenas 17 anos e a situação gerou uma grande confusão no programa, fazendo com que a sexualização das demais se tornasse ainda mais perigosa.
Em 1987, Luciana Vendramini posou nua para a revista Playboy com apenas 17 anos. Em dezembro, logo após comemorar seu aniversário, ela foi convidada pela editora para estampar a capa da publicação. Sua participação por si só gerou incomodo nos telespectadores, mas tudo ficou ainda mais complicado após ela usar a roupa das Paquitas na sessão de fotos.
A atriz participou apenas da seleção do Xou da Xuxa e de alguns programas como parte do "teste" para integrar o grupo, mas passou a usar o título de Paquita para sua vida fora da atração. "A única coisa ruim, para a gente como grupo, foi que ela saiu em uma revista masculina vestida de Paquita", explicou Ana Paula Guimarães. "Quando saiu ela na capa da Playboy vestida de Paquita, eu falei: 'Gente, ela nunca foi Paquita. Como é que ela sai vestida de Paquita?'", acrescentou Andréa Veiga. "A gente ficou doida. A gente reclamou", concluiu Andréa Sorvetão.
Na época, Xuxa Meneghel comentou sobre o caso ao vivo em seu programa: "Algumas pessoas que fizeram teste estão dizendo aí que já foram Paquitas, como a Luciana. O que não é verdade, não. Fazer teste não quer dizer que seja Paquita, tá bom? (...) Mas ela é uma gracinha. Muito bonita. Não precisava sair dizendo por ai que é Paquita. Já que ela gostou tanto de fazer o teste".
"Ela saiu na revista masculina dizendo: 'Ah, olha a Paquita'. Ela nunca foi Paquita", relembrou a apresentadora no documentário. Na obra, a produção ainda colocou uma série de entrevistas dadas por Luciana Vendramini em que ela confirmou que era de fato uma Paquita. O problema é que seu envolvimento com a Revista Playboy foi vista de forma pejorativa para as demais do grupo.
"Para a gente foi bem ruim ter a nossa imagem atrelada a uma revista masculina, e onde começou uma sexualização de meninas tão novas", explicou Ana Paula Guimarães. Ao fim dessa história, a produção apontou que a atriz não topou participar da homenagem: "Luciana Vendramini não quis dar entrevista para este documentário". A coluna entrou em contato com a artista, mas até a publicação deste texto não recebeu um retorno.
*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko
Ver essa foto no Instagram