Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Xuxa expõe humilhações de Marlene Mattos sobre seu corpo durante a gravidez: "Me chamava de gorda"

Marlene Mattos proferiu comentários ofensivos contra Xuxa Meneghel durante a gravidez. Apresentadora expõe humilhações sobre seu corpo

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 17/09/2024, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A apresentadora contou mais detalhes dos comentários ofensivos - Reprodução
A apresentadora contou mais detalhes dos comentários ofensivos - Reprodução

Os problemas entre Xuxa Meneghel e Marlene Mattos estão longe de acabar, principalmente após as últimas declarações da apresentadora no documentário Pra Sempre Paquitas, lançado no Globoplay no dia 16 de setembro. A Rainha dos Baixinhos relembrou que a empresária surtou com seu aumento de peso durante a carreira artística, mas tudo isso tinha um motivo: sua gravidez de Sasha Meneghel.

"Eu com os meus 54 kg ou 56 kg era normal e legal. Eu com 58 kg a Marlene já chiava. Eu com 60 kg ela já me chamava de gorda. Tanto é que quando ela começou a falar 'Você tem que ver que você está muito gorda. Muito gorda', eu fui ver que eu estava grávida. Foi o momento que ela mais me chamou de gorda porque eu estava grávida", relembrou.

A apresentadora ainda admitiu que na época não conseguia entender a seriedade dos comentários negativos de Marlene Mattos e que isso refletiu até mesmo nas Paquitas, que precisavam emagrecer para estar dentro dos padrões da empresária: "Eu dava importância ao que ela queria e não ao que a gente tinha ou estava vivendo".

"E cobrar das meninas eu achava normal. Tipo: 'Olha, a Marlene quer isso. Ela quer me ver magra e quer ver vocês magras também'". Um erro enorme? Enorme", confessou. As demais participantes do Xou da Xuxa enfrentaram inúmeros problemas com as cobranças de Marlene Mattos. A empresária controlava até mesmo a comida das Paquitas, criticando quando elas comiam além. 

"Que absurdo. Você não pode. Vai engordar. Já está gorda", disse Marlene Mattos à Andrea Sorvetão. Outras não foram cobradas para emagrecerem, mas sentiram a pressão mesmo assim. "Ela não me cobrava, mas ela cobrava da Priscilla. Comecei a ficar tensa com aquilo e tive bulimia", disse Ana Paula Guimarães

Outras histórias

No documentário, as demais Paquitas comentaram sobre Luciana Vendramini. A atriz sequer entrou de fato para o grupo, mas vestiu a clássica roupa usada pelas assistentes de palco ao posar nua para a revista Playboy em 1987, com apenas 17 anos. A situação causou discórdia entre as participantes principalmente por serem menores de idade. 

"A única coisa ruim, para a gente como grupo, foi que ela saiu em uma revista masculina vestida de Paquita", explicou Ana Paula Guimarães. "Quando saiu ela na capa da Playboy vestida de Paquita, eu falei: 'Gente, ela nunca foi Paquita. Como é que ela sai vestida de Paquita?'", questionou Andréa Veiga. "A gente ficou doida. A gente reclamou", concluiu Andréa Sorvetão.

As meninas passaram a ser ainda mais sexualizadas e Luciana Vendramini insistia em entrevistas que era realmente ex-Paquita, mesmo isso sendo negado inúmeras vezes. Na época, Xuxa Meneghel comentou sobre o caso ao vivo no Xou da Xuxa: "Algumas pessoas que fizeram teste estão dizendo aí que já foram Paquitas, como a Luciana. O que não é verdade, não. Fazer teste não quer dizer que seja Paquita, tá bom? (...) Mas ela é uma gracinha. Muito bonita. Não precisava sair dizendo por ai que é Paquita. Já que ela gostou tanto de fazer o teste".

"Ela saiu na revista masculina dizendo: 'Ah, olha a Paquita'. Ela nunca foi Paquita", relembrou a apresentadora no documentário. "Para a gente foi bem ruim ter a nossa imagem atrelada a uma revista masculina, e onde começou uma sexualização de meninas tão novas", concluiu Ana Paula Guimarães. 

Ticiane Pinheiro também participou do Pra Sempre Paquitas para contar sua experiência frustrante ao tentar integrar o grupo. Em 1986, a filha de Helô Pinheiro, conhecida como a Garota de Ipanema, já trabalhava como apresentadora do programa Balão Mágico, da Globo. E mesmo com um "empurrão" de Xuxa Meneghel, ela não chamou a atenção de Marlene Mattos.

"Quando surgiu as Paquitas, aquelas meninas lindas dançando e cantando, eu queria muito estar ali e fazer parte. A Xuxa virou um ídolo para mim. Eu queria muito conviver, estar ali perto e ser uma Paquita", admitiu.

"Naquela hora meu mundo caiu. Ela não falou nada e eu fui embora. Eu fiquei muito triste. Eu participei do programa e fiquei ali, mas é aquela coisa de menina de você ter um sonho e ver que a Marlene, que era a que mandava em tudo, não quis. Eu acreditava nos sonhos e eu ia atrás. Eu tinha certeza que eu ia conseguir. E tudo, como apresentadora e atriz, a única coisa na vida que eu não consegui realizar mesmo foi ser uma Paquita de verdade", finalizou.

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko