Maíra Cardi vira protagonista em série documental que retrata influenciadores que aplicam golpes em seguidores - Reprodução/Instagram
má influência

Maíra Cardi é retratada como golpista em documentário sobre influencers picaretas

No podcast documental Má Influência, Maíra Cardi é retratada como golpista, com exposição de todos os processos e condenações que sofreu por enganar seguidores

Gabriel Perline Publicado em 13/06/2024, às 17h47

Maíra Cardi acaba de atingir um outro patamar da fama: ela agora se tornou protagonista de uma série documental da Amazon. Mas não é de qualquer produção que estamos falando. A coach de emagrecimento teve sua vida esmiuçada no mais novo episódio de Má Influência, podcast que expõe o trabalho dos influenciadores que utilizam de seus poderes midiáticos para aplicar golpes e enganar seus milhões de seguidores. E é neste nada honroso patamar que a ex-mulher de Arthur Aguiar foi colocada.

Apresentado pelas atrizes Maria Bopp e Babu Carreira, o documentário fez uma linha do tempo milimétrica de como Maíra Cardi alcançou a fama. É citada a fama de barraqueira que ganhou ao participar do BBB 9, a sex tape vazada no dia de sua eliminação do reality show, o conturbado casamento com Arthur Aguiar e a maneira como ela passou a investir no mercado do emagrecimento.

O programa aponta dois momentos que ajudaram a catapultar sua fama neste setor: quando ela veio a público afirmar que superou um câncer sem recorrer a qualquer tratamento químico e alterando apenas sua alimentação, e também quando a cantora Anitta deu uma palestra na prestigiada universidade de Harvard e citou a coach como responsável por ajudá-la a emagrecer. Foi a partir daí que Maíra saltou de uma mera ex-BBB a uma enorme guru do emagrecimento.

O problema é que Maíra não é habilitada a exercer a profissão de nutricionista. E isso é exposto no documentário. Mas este "detalhe" vem na esteira de uma série de denúncias feitas por seguidoras que se sentiram enganada pelo programa de emagrecimento oferecido pela ex-BBB. Algumas delas tiveram sérios problemas de saúde após se tornarem clientes da coach.

Um dos casos relatados em Má Influência é o de uma mulher que havia iniciado o programa de emagrecimento após o nascimento de sua filha. Insatisfeita com o ganho de peso durante a gravidez, ela foi impactada com as promessas de Maíra e comprou a consultoria. Ao receber o cardápio e mudar a alimentação, começou a ter problemas de saúde. Além disso, sua bebê, que ainda se alimentava por meio da amamentação, também passou a ficar desnutrida.

Ela levou o caso para Maíra Cardi, que desenvolveu um novo plano alimentar com restrição absoluta a itens com derivados do leite e livres de lactose. A criança ficou ainda pior. Foi só neste momento que a cliente procurou uma equipe médica, apresentou a dieta que estava fazendo aos profissionais de saúde e levou uma bronca. Os médicos classificaram Maíra como irresponsável, e que aquele plano nutricional jamais deveria ser prescrito a uma lactante.

A cliente voltou a procurar a coach e alega ter recebido uma nova orientação: deixar de amamentar a própria filha. Foi neste momento que ela percebeu que estava sendo enganada e levou o caso para a Justiça. Maíra acabou condenada.

Este é só um entre os inúmeros exemplos expostos pela série documental, que ainda cita as incontáveis vezes que o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) a advertiu pela prática irregular da profissão, tendo em vista que ela não tem formação profissional para atuar como nutricionista.

O episódio também expõe a ocasião em que o CFN a advertiu publicamente por aconselhar seus seguidores a fazer jejum de 14 dias. De acordo com o órgão, Maíra misturou questões religiosas com teorias ineficazes e práticas não recomendadas para influenciar seus milhões de seguidores a emagrecerem. O gritante é sempre o fato de a coach focar no estético, e nunca alertar os clientes sobre os riscos de saúde que correm ao aderirem a seus programas.

As "picaretagens" de Maíra são apresentadas sequencialmente, e as apresentadoras até debocham da quantidade de escândalos em que ela se envolveu por usar seu poder de influência para enganar seus seguidores. Tanto que Maria Bopp e Babu Carreira não descartam a realização de um segundo episódio para contar os demais problemas que a ex-mulher de Arthur Aguiar causou pela prática irregular da profissão de nutricionista, e os inúmeros processos aos quais ela foi condenada.

A coluna procurou Maíra Cardi para saber se ela gostaria de comentar o fato de ser retratada como golpista no documentário, mas até a publicação deste texto não recebemos seu posicionamento.

 

Arthur Aguiar BBB Maíra Cardi Maria Bopp Babu Carreira

Leia também

Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo


Sander Mecca vira chef de cozinha após vício e prisão: "Conheci o inferno usando drogas"


Atriz de Terra e Paixão recebe prêmio inédito em cerimônia realizada em Nova York


Advogados e block: A estratégia de Galisteu para controlar haters em tempos de A Fazenda


Ex-Paquita revela cobranças de Marlene Mattos para emagrecimento: "Tive bulimia"