Silvio Santos morreu no último sábado em decorrência de uma broncopneumonia - Reprodução/SBT
STREAMING

Silvio Santos partiu um dia antes da maior transformação da história do SBT: "Estava empolgado"

Silvio Santos morreu um dia antes do lançamento da plataforma de streaming +SBT, maior transformação da história da emissora; ele estava empolgado

Gabriel Perline Publicado em 19/08/2024, às 13h06

Era para ser um fim de semana de festa do SBT, mas a morte de Silvio Santos no último sábado (17), dois dias antes do aniversário de 43 anos da emissora, forçou um recálculo de rota. No pacote de celebrações, estava previsto para domingo (18) o lançamento oficial do +SBT, serviço de streaming que marcaria uma das maiores transformações da história da empresa e uma importante guinada no mercado audiovisual para acompanhar os novos hábitos de consumo dos telespectadores de TV. E o "dono do Baú" estava animadíssimo com a novidade.

No dia em que deu entrada no hospital, em 1º de agosto, o SBT promoveu um evento de apresentação de sua plataforma à imprensa. Ciente de que Silvio sempre teve um perfil mais conservador em relação às tecnologias, este colunista que vos escreve perguntou a Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora, qual tinha sido a reação de seu pai quando ela o comunicou sobre o desenvolvimento do streaming. E a resposta foi surpreendente.

"Ele até deu um nome novo, uma forma nova [de chamar a plataforma]. Ele está super empolgado, falou que vai pra feira, porque ele ainda está se recuperando da H1N1, e daí ele falou: 'Quando eu ficar bom, quando eu melhorar, eu vou para as feiras comprar filmes para o S'. Na verdade, ele deu um nome para o +SBT, é o 'S' para ele. Como a Netflix tem o 'N', ele... [plateia aplaudiu e deixou Daniela sem palavras por segundos] sensacional. Aí ele inventou o 'S', e agora a gente tá vendo como adaptar o 'S' com o +SBT. A gente até tem uma ideia. Mas para o 'S', na visão dele, que é o digital, ele já está super empolgado, super feliz", comentou.

Desde que ficou recluso em sua residência por conta da pandemia de Covid-19, em 2021, Silvio se tornou um consumidor "agressivo" de conteúdos em plataformas de streaming. Isso fez com que ele visse com excelentes olhos a guinada planejada por sua filha. A empolgação era tão grande, que como a própria Daniela explicou, o fez sonhar em viajar ao exterior para participar de feiras de vendas de formatos e produtos audiovisuais, com o objetivo de incrementar o catálogo do 'S' com sua curadoria.

Mas Silvio partiu. E a curadoria está sob a supervisão de Daniela, que desde o início tem respeitado a maneira que seu pai pensava sobre a TV que queria deixar para os brasileiros, focada em conteúdos para a família.

"E isso dá um conforto para nós, porque é nossa curadoria. O que as pessoas vão assistir no +SBT não passa daquilo que o SBT é. A gente tem como saber que conteúdo estamos oferecendo a quem está nos assistindo. Isso é uma coisa muito boa, porque hoje no munda da internet tem de tudo, e a gente vê o que a gente quer ver e também o que a gente não quer. Então isso é uma coisa que dá uma certa confiança para nós", completou ela na ocasião.

O grande lançamento ao público do +SBT (ou simplesmente 'S') era para ter ocorrido ontem, no Programa Silvio Santos, que contou com a participação de colegas da imprensa na plateia. O anúncio seria grandioso, com o objetivo de frisar ao público fiel de Silvio Santos, em pleno domingo, a grande transformação pela qual a emissora estava passando. Seria uma verdadeira celebração. Mas o clima não estava para festa. E todo o trabalho foi adiado.

Fato é que a plataforma está no ar e o publico já pode acessá-la gratuitamente e consumir os conteúdos do acervo, além da programação ao vivo. Produtos inéditos, como o documentário sobre Carlos Alberto de Nóbrega, que deveria estrear na íntegra junto com o lançamento do +SBT, ainda não foi disponibilizado ao público. E oficialmente, a emissora ainda está sem um parecer oficial sobre as novas datas para os lançamentos programados.

O SBT nasceu do sonho de quem amava e conhecia, como ninguém, o coração dos brasileiros.

Por “coincidência”, hoje, 43 anos depois que o SBT nasceu, nasce o +SBT, um presente aos nossos espectadores e que será acessível a todos os brasileiros do jeito que ele queria. Chegamos até… pic.twitter.com/X7k0bzG7ae

— SBT (@SBTonline) August 19, 2024
Silvio Santos SBT +SBT

Leia também

Paquita quebra protocolo e afirma que broncas de Xuxa "machucavam mais" que as de Marlene


Cariúcha escala inimigo de Jojo para seu aniversário e provoca: "A festa aqui é da diversidade"


Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo


Sander Mecca vira chef de cozinha após vício e prisão: "Conheci o inferno usando drogas"


Atriz de Terra e Paixão recebe prêmio inédito em cerimônia realizada em Nova York