Após Rodrigo ser criticado por usar o termo ‘traveco’, equipe diz que usará alcance do brother para “ampliar visibilidade da temática”
Após usar ‘traveco’, termo considerado transfóbico, para se referir a uma travesti no Big Brother Brasil 22, Rodrigo Mussi foi duramente criticado pelos telespectadores, além de ser corrigido pelos colegas de confinamento, e a equipe do rapaz decidiu se pronunciar nesta sexta-feira (21).
Nas redes sociais, os administradores dos perfis do Gerente Comercial reconheceram o erro do participante e pediram desculpas pelo ocorrido. Em uma publicação reflexiva, eles ainda relembraram a passagem de Ariadna Arantes, mulher trans, no reality.
“O Rodrigo teve uma fala infeliz e errada nessa madrugada onde ele usa [o termo] ‘traveco’. Viemos por meio deste comunicado, pedir desculpas pela fala do Rodrigo e relembrar que esse termo é ofensivo e jamais deve ser usado para se referir a qualquer pessoa trans ou travesti. Esperamos que ele possa aprender com isso e evoluir como ser um humano.”, diz parte do comunicado.
“Depois da primeira mulher trans, Ariadna, 11 anos depois temos a primeira participante travesti na história do programa, a Linn da Quebrada. Que a entrada dela sirva para conscientizar e firmar ainda mais a presença de trans e travestis na sociedade, onde são tão marginalizadas”, continua a nota.
Em seguida, a equipe disse ainda que apenas um pedido de desculpa não era suficiente e que usariam a imagem do brother para dar visibilidade a pessoas trans e travestis. A equipe ainda compartilhou um vídeo de Bruna Andrade, modelo trans, falando sobre o tema.
Veja:
O Rodrigo teve uma fala infeliz e errada nessa madrugada onde ele usa “traveco”. Viemos por meio deste comunicado, pedir desculpas pela fala do Rodrigo e relembrar que esse TERMO é ofensivo e jamais deve ser usado para se referir a qualquer pessoa trans ou travesti.
— Rodrigo Mussi 🥷🏼 (@oficialmussi) January 21, 2022
Só um pedido de desculpas não basta. Decidimos usar todo alcance do Rodrigo para ampliar a visibilidade da temática e iniciarmos debates construtivos a fim de disseminar conhecimento e incentivo na busca de uma sociedade livre de preconceito e discriminação.Obrigade @vaibrunavaipic.twitter.com/S7CF3auhYm
— Rodrigo Mussi 🥷🏼 (@oficialmussi) January 21, 2022
Confinado no BBB22, Rodrigo passou por uma situação curiosa na madrugada de hoje. Tudo começou quando ele usou a expressão "traveco", considerada transfóbica, durante uma conversa na hora de dormir. Rapidamente ele foi corrigido, mas ficou muito incomodado com a gafe.
Sem conseguir dormir, tentou conversar com Vyni sobre o tema. "Você falou uma palavra que, em prática, é ofensiva. Porém, você não ponderou o que tinha falado. Na mesma hora, você disse: "desculpa" e reconheceu o seu erro, já pediu desculpa e já entendeu", disse ele.