Dinâmica prejudica votação no Paredão falso e gera incerteza: afinal, quem vai se comprometer a esta altura do jogo?
O Paredão falso formado no BBB22 na madrugada desta segunda-feira (4) dificilmente vai conseguir movimentar o jogo como é a aposta da produção do reality. Isso porque a própria dinâmica da votação aberta ao público parece fora de propósito e fadada ao fracasso.
Formada por quatro brothers, ao invés de três como são todos os paredões, a disputa vai deixar os confinados com uma pulga atrás da orelha. Afinal, porque a produção decidiu fazer uma disputa com um número maior de brothers?
Após a formação, os próprios participantes especularam que tem coisa por aí.
Como se ainda não bastasse, a presença de Eliezer na berlinda torna a disputa ainda mais previsível. Se tudo se confirmar e Arthur Aguiar vencer a votação, alguém lá dentro vai acreditar que o ator foi eliminado em uma disputa contra o designer? Não, né?
A grande sacada do Paredão falso é ele ter uma dinâmica idêntica a um paredão normal, evitando o máximo de suspeitas possíveis dentro da casa. O menor sinal de que a disputa não é de verdade estraga a brincadeira e desperdiça aquele que poderia ser um grande momento da edição.
A grande aposta da produção do BBB22 é dar ao vencedor do Paredão falso uma série de poderes especiais. O participante vai poder prejudicar quem está no confinamento - além de ouvir tudo o que eles conversam na casa, obviamente.
Agora, pense comigo: Arthur Aguiar vai retirar seus amigos da xepa? Desligar a água, o que prejudica todos? Acordar os brothers fora do horário? Pensando na estratégia muito cerebral do ator e em sua necessidade de criar alianças, é difícil pensar que ele vai colocar em prática essas possibilidades todas.
+ BBB22: Soberbo? Arthur analisa paredão: "Com ela era mais favorável"
Não parece razoável que um jogo que necessita de boa convivência coloque alguém em uma posição para, justamente, gerar o caos. Na reta final da disputa, alguém vai mesmo se colocar numa posição que pode queimá-lo com os confinados e, pior, com o público? Dificilmente.
O Paredão falso é um recurso que serve para auxiliar o programa a contar histórias, opor algozes e dar a chance de vingança. Em uma edição repleta de participantes preguiçosos, é difícil se empolgar. A conferir.