Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Carnaval / POLÊMICA

Globo corta discurso de Erika Hilton em desfile do Tuiuti e é acusada de transfobia

A Globo cortou o discurso de aquecimento de Erika Hilton em homenagem à primeira travesti do Brasil e sofre com acusações de transfobia

Erika Hilton tem discurso cortado em transmissão da Globo - Leo Franco/AgNews
Erika Hilton tem discurso cortado em transmissão da Globo - Leo Franco/AgNews

A Globo sofre com uma polêmica diretamente ligada a diversidade neste Carnaval com o corte do discurso de Erika Hilton minutos antes da entrada do Paraíso do Tuiuti na Sapucaí. Acontece que a deputada iniciou as homenagens da agremiação à Xica Manicongo, mas a emissora cortou o momento em sua transmissão dos desfiles na madrugada de terça-feira (4).

Erika entrou representando a primeira travesti do Brasil, que inclusive dá nome ao enredo do Paraíso da Tuiuti neste ano (Quem tem medo de Xica Manicongo). Ela foi escravizada no Congo e foi trazida ao Brasil, mais especificamente em Salvado (BA) no século 16. Na parte cortada do discurso, Hilton dizia:

"O ainda primeiro país do mundo que mata mulheres como Xica Manicongo terá que olhar a sua história sendo recontada. Jogaram o corpo de Xica na fogueira na tentativa de calar os corpos trans, a diversidade e a comunidade LGBT. (...) Sociedade racista, transfóbica, lgbtfóbica, nós ainda estamos aqui”.

Na transmissão, o que foi exibida foi a repórter Mariana Gross improvisando uma fala sobre os materiais usados nas alegorias e estruturas dos carros, enquanto era possível ouvir o discurso de Erika Hilton ao fundo. Nas redes, o corte não passou despercebido: "A transfobia da Globo colocando a repórter pra falar sem parar bem na hora do discurso histórico da Erika Hilton."; "Podem cortar, silenciar, desviar o foco… Não adianta! É força, é representatividade, é história viva sendo escrita”, pontuou outro.