Primeiro longa de ficção da diretora Marianna Brennand, Manas é inspirado nas histórias reais da Ilha do Marajó
Publicado em 03/04/2025, às 16h38
Manas, filme premiado mais de 20 vezes desde a sua première mundial no Festival de Veneza, em agosto do ano passado, chegará aos cinemas em maio. Primeiro longa de ficção da diretora Marianna Brennand, o projeto é inspirado nas histórias reais de abuso e exploração sexual na Ilha do Marajó.
Manasnarra a história de Marcielle/Tielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) junto ao pai, Marcílio, à mãe, Danielle, e a três irmãos.
Tielle cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria deixado o local após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, a jovem vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Preocupada com seu futuro e o da irmã mais nova, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres à sua volta.
O projeto surgiu quando Marianna tomou conhecimento de casos de exploração sexual de crianças nas balsas do Rio Tajapuru, na Ilha do Marajó (PA). Após ganhar um edital de desenvolvimento de roteiro promovido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2014, deu início às pesquisas para o trabalho, que incluíram diversas viagens para a região.
Rodado na Amazônia, o longa traz a estreante Jamilli Correa no papel principal. O elenco conta também Dira Paes (Pasárgada), Fátima Macedo (A Praia do Fim do Mundo) e Rômulo Braga (O Rio do Desejo), além de atores e atrizes locais da região.
Manasestreia no circuito brasileiro de cinemas no dia 15 de maio, com distribuição da Paris Filmes. Assista ao trailer a seguir:
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM CINEBUZZ, SITE PARCEIRO DA CONTIGO!