Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Cinema / EITA!

Após três anos, Will Smith rompe silêncio sobre agressão no Oscar: 'Não vou parar'

Ator retorna à música após 20 anos e rebate cancelamento e punição recebida após agressão no Oscar com letras repletas de indiretas

Jean Werneck
por Jean Werneck
jean.werneck03@gmail.com

Publicado em 28/03/2025, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após três anos, Will Smith rompe silêncio sobre agressão no Oscar: 'Não vou parar' - Reprodução/Getty Images
Após três anos, Will Smith rompe silêncio sobre agressão no Oscar: 'Não vou parar' - Reprodução/Getty Images

Após um hiato de 20 anos em sua carreira musical, Will Smith lançou seu álbum Based on a True Story (Baseado em uma História Real, seguindo tradução livre) nesta sexta-feira e se posicionou sobre o infame episódio que protagonizou no Oscar 2022 quando deu um tapa na cara do comediante Chris Rock depois de uma piada envolvendo a esposa do ator feita pelo apresentador. 

Entre as faixas, Smith também comentou o banimento de 10 anos imposto pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood na cerimônia da maior premiação do cinema e desabafou sobre seu cancelamento, afirmando que isso não irá o calar. 

Indiretas nos versos

A música de abertura Int. Barbershop - Day conta com a participação de DJ Jazzy Jeff e B. Simone e já começa com a frase: Will Smith está cancelado. A canção segue com comentários e julgamentos sobre a polêmica dele no Oscar: Quem diabos Will Smith pensa que é?, pergunta uma voz, e outra responde: Eu nunca vou perdoá-lo por aquela merda que ele fez. 

A faixa não se esquiva e expõe o assunto com mentiras e boatos que seguiram Smith após a agressão: Ouvi dizer que ele ganhou o Oscar, mas teve que devolver. E você sabe que só fizeram ele fazer essa merda porque ele é negro.” Os versos seguem uma liberdade poética. Will não precisou devolver seu Oscar, mas ele renunciou sua filiação à Academia e  foi proibido de participar de qualquer evento da organização por uma década. 

A letra continua e faz referência ao comentário de mau gosto feito por Chris Rock sobre Jada Pinkett Smith, esposa do rapper, que levou a toda a situação e ficou conhecida como Oscar Slap: “Ele e Jada são malucos, garota, do que você tá falando? É melhor manter o nome da esposa dele fora da sua boca”. Esse último trecho parafraseando o que Smith disse a Rock após ao inesperado tapa. 

A segunda música, You Lookin for Me, também lança indiretas a cena. “Aguentei muito, mas estou de volta ao topo. Vocês vão ter que se acostumar. Não vou parar, meu som ainda está quente. Mesmo que eu não seja indicado”, declara ele nos versos. 

Relembre o Oscar 2022

O escândalo ocorreu ao vivo três anos atrás na 94ª edição do Oscar, em que Smith havia sido indicado ao prêmio de Melhor Ator por King Richard, pelo qual venceu na mesma noite, e Rock apresentava a premiação. O clima de celebração e descontração foi pelos ares quando o humorista fez uma brincadeira com aparência de Jada, decorrente da alopecia. Smith se levantou instantaneamente, caminhou até Rock e deu um tapa na cara dele na frente de todos. 

Poucos dias antes da estreia de Based on a True Story, Will Smith deu uma entrevista à Associated Press falando sobre a punição que sofreu e a possibilidade de ser indicado ao Oscar novamente: “Estou buscando ser o melhor ser humano que posso ser, e vou aceitar o que vier com isso”. Na época do ocorrido, o ator também se desculpou publicamente pelo ato de violência e se internou em uma clínica de reabilitação para lidar com estresse e reações do público acerca do acontecimento.

Leia mais:Cineasta palestino vencedor do Oscar é libertado após sequestro, revela diretor