Em entrevista à Contigo!, a atriz mirim Duda Galvão comenta sobre papel em longa de Hollywood e sucessão de trabalhos de sucesso na carreira artística
Publicado em 18/09/2024, às 11h30
Antes de se descobrir como atriz ao viver Rosária, irmã mais nova de Chitãozinho e Xororó em As Aventuras de José e Durval, a pequena Duda Galvão sonhava em ser modelo. Hoje, porém, a artista mirim vive o melhor momento de sua jornada artística e não pensa em abandonar a atuação. Em entrevista à Contigo!, Duda comenta sobre as conquistas recentes e revela como encara uma sequência de grandes produções aos 11 anos: "Não caiu a ficha", diz.
A atriz mirim conta que passou por muitos testes de publicidade e recebeu muitas negativas do meio, mas nunca desistiu. Quando surgiu a oportunidade para participar do teste de elenco de As Aventuras de José e Durval, série do Globoplay, ela não pensou duas vezes: "Não, esse eu vou ter que passar, porque eu vou fazer o meu melhor", pensou na época.
De fato, Duda conquistou o papel e dividiu o set com nomes como Andréia Hortae os irmãos Simas, Felipe e Rodrigo. A partir daí, a pequena atriz tem encarado uma sequência de trabalhos de sucesso e seu segundo projeto já é internacional. A atriz vive Lucia no filme Meu Amigo Pinguim, estrelado pelo astro Jean Reno de O Profissional.
O convite para viver a personagem chegou através de As Aventuras de José e Durval: Duda conta que David Schurmann, diretor do longa de Hollywood, precisava de um menino para o elenco e entrou em contato com Hugo Prata, que dirigia a produção do Globoplay.
Ver essa foto no Instagram
Prata, então, mostrou algumas cenas de As Aventuras de José e Durval, que na época ainda não havia estreado, ao amigo, e ele se encantou com a interpretação de Duda. "Na verdade, eu acho que nem tinha essa personagem, né? Porque ele, na verdade, só tinha um personagem que era do homem. E o David acabou criando outro personagem para colocar a Duda", fala Gisele, mãe de Duda.
Para viver a curiosa Lucia, a intérprete precisou encarar alguns desafios, como desenvolver a língua inglesa e perder o medo de mar. "Cheguei lá no teste e o David falou assim: 'Olha, Duda, se eu te chamar um professor e um preparador, você participa do filme comigo?', eu topei e fiquei super feliz, né?", compartilha.
Com a ajuda do preparador, ela conseguiu desenvolver o texto e entregar uma boa interpretação, mesmo em outra língua. O medo do mar também diminuiu, mas Duda reforça que ainda mantém alguns cuidados: "Nunca gostei de ir para a praia, principalmente por conta do mar. E aí, com a personagem Lúcia, eu aprendi muita coisa. Vi como é a vida no oceano, achei incrível. Mas ainda tenho um pouquinho só de medo. Não saiu todo aquele medo que eu tenho. Eu entro, brinco. Mas não de mergulhar, né", comenta.
Antes mesmo de Meu Amigo Pinguim estrear nos cinemas, Duda integrou o elenco da série de comédia Homecare: "Gostei muito de gravar uma série de comédia. Eu nunca fiz uma coisa tão engraçada. Foi divertido, porque o set mesmo virou uma brincadeira. Então, eu adorei. Tinha cena em que eu saía dançando pela casa", diz. Na produção, a atriz dá vida à Bruna, filha da protagonista.
Duda define a personagem como a mais madura de casa. "Ela que cuida, na verdade, da família. Porque a família é muito criança. Os pais são muito infantis. Os irmãos também. Então, ela acaba sendo a mais madura", explica. A experiência, para a intérprete, foi uma das mais legais da carreira.
Com três grandes projetos no currículo, alguns pensariam que a atriz tiraria um tempo de férias, mas não: a intérprete emendou Homecare com Por um Fio, e estendeu a parceria com o diretor David Schurmann.
O novo longa de Schurmann, baseado no livro homônimo do Dr. Drauzio Varella, mudou completamente os ares da vida de Duda. Na história, ela interpreta Fernanda, uma garota que tem câncer e tem um pai cético sobre o tratamento.
Para a atriz, foi necessária uma atenção especial para abandonar os trejeitos da comédia. "Foi muito difícil por conta de eu estar com aquela vida da comédia, com muita expressão. E aí cheguei, e a gente está falando de cinema, né? Quando é cinema, você não pode fazer muita expressão", explica.
O desafio de viver uma personagem com tanto peso emocional foi impactante para Duda, que se sentia pessoalmente tocada com a história: "Quando você mergulha no personagem, você fica com um pouquinho dela aqui dentro. E como eu já fiz vários personagens, acaba sobrando um restinho deles, cada um no meu coração. Por isso, foi meio pesado para mim", revela.
No momento, Duda aproveita o período de muitas estreias e começará aulas de dança e canto. "Na verdade, eu gosto muito de dançar e cantar, porque gosto muito de K-pop, então vou começar com aula de canto e dança. O meu sonho é ser uma artista completa", conclui.