Em entrevista à Contigo!, Yarley Ara, que surpreendeu internet depois de perder 25 quilos com projeto fitness, revelou como foi o processo de emagrecimento
Publicado em 21/08/2024, às 11h30
O influenciador Yarley Ara, que soma quase 6 milhões de seguidores no Instagram, iniciou um projeto para emagrecer e melhorar os hábitos alimentares após receber um diagnóstico preocupante e, ao todo, já perdeu 25 quilos dos 143 quilos do início da iniciativa. Em entrevista à Contigo!, Yarley comentou sobre seus hábitos antes de decidir focar em sua saúde e compartilhou etapas do processo.
Em dezembro de 2023, Yarley passou por momentos tensos e precisou ser socorrido às pressas. O influenciador relata que sofreu com uma dor que nunca havia sentido e que, ao chegar ao hospital, recebeu um ultimato dos médicos: "Os médicos me examinaram e concluíram que, se eu não mudasse todos os meus hábitos comportamentais e alimentares, meu fígado poderia parar a qualquer momento e eu literalmente morreria".
O jovem de 24 anos foi diagnosticado com gordura no fígado e gastrite aguda. "O meu grau de gordura no fígado estava em cinco graus. Então, eu estava com muita gordura no fígado. Eles [os médicos] chamam a gordura de lama. O pensamento, na hora, foi que fracassei, de que não dava mais jeito. Acho que a primeira coisa que veio na cabeça, que eu consegui entender de forma clara, foi 'o que foi que eu fiz para chegar aqui?'", relembra do momento.
Ver essa foto no Instagram
Com o diagnóstico e apoio do amigo e empresário Felipe Moura, o influenciador decidiu passar por uma mudança drástica em noventa dias, mas o processo foi árduo, já que Yarley tinha hábitos alimentares ruins e, principalmente, guiados pelos sentimentos.
"A única coisa de que lembro muito é que eu associava os meus sentimentos à comida. Então, se eu estivesse triste, eu comia. Se eu estivesse feliz, eu comia. Se eu estivesse ansioso, eu comia. Era uma relação de amor e ódio, assim", conta.
O processo de começar a se alimentar de forma saudável foi mais complicado, até, do que começar a praticar atividades físicas: "Para mim, foi muito difícil e no primeiro mês foi um pouco estressante, porque uma pessoa que já está acostumada a sua vida inteira a fazer o que ela sempre fez, não é fácil do dia para noite você cortar. E foi bem radical. Quando eu decidi minha mudança, eu tirei todo da minha casa. Açúcar, óleo, manteiga, tudo", revela.
O influenciador conta que as medidas tomadas foram drásticas e, para que ele não consumisse alimentos fora da dieta, deixou uma vizinha responsável pela sua alimentação. "Eu não tinha nada, nada, nada. Se eu queria comer um doce, não tinha na minha geladeira. E também, eu comecei a não querer ter dinheiro na conta", afirma. Segundo Yarley, sua compulsão alimentar era muito forte.
Ele conta que enfrentou momentos difíceis, principalmente quando havia acabado de se mudar de Fortaleza para São Paulo: "Sempre fui uma pessoa que tive a minha família ali do meu lado. E eu me vi em um lugar onde eu estava numa cidade completamente imensa, sozinho. Então, quando eu ficava triste, eu comia. Quando eu estava ansioso, eu comia. Eu não tinha uma pessoa para conversar, então eu descontava tudo ali. Parece que o meu parceiro, a minha companhia, era o meu prato de comida", descreve.
A descoberta da gordura no figado foi o que fez Yarley "acordar". O influenciador define o projeto como "um processo de autocuidado de dentro para fora" e enfatiza a importância do acompanhamento psicológico e conexão com o espiritual.
"Além de ter um processo intensivo de terapia, que faço duas vezes por semana, dia de terça a quinta, eu fiz um acompanhamento também espiritual. Onde eu me conheci, onde eu me conectei, onde vi ali o meu poder, onde vi que tudo que a gente pode só depende da gente. Parece ser meu clichê, né? Mas a espiritualidade me deu uma certeza de que posso ser o que eu quiser. Que posso fazer tudo aquilo que eu quiser fazer. A espiritualidade me deu um autoconhecimento muito, muito absurdo", compartilha.
O influenciador une o mental ao físico e, hoje, pratica esportes como Muay Thai, dança, natação e frequenta a academia de forma assídua. "Agora que comecei, eu estou aí há 90 dias cuidando do meu corpo. Fico muito feliz que, em 90 dias, eu perdi 25 quilos e fico pensando, daqui ao final do ano, quantos quilos eu vou perder? Não cheguei na meta que eu ainda quero chegar".
"Comecei com 143 quilos, a meta é perder 40 quilos. Mas eu já estou com vontade de ficar com 95, 97 quilos. E eu sei que isso só depende de mim e que vou conseguir. Porque, meu amor, nada me diz o contrário", completa.