Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTREVISTA

Arquitetas afirmam sentir energia de Glória Maria em mansão da jornalista: 'Como se guardasse o espírito'

Em entrevista à Contigo!, arquitetas que organizaram homenagem à Glória Maria revelam referências às viagens da jornalista em exposição na mansão da famosa

Glória Maria à esquerda; Dri Vieira, Cay Quintana e Tom Moreno à direita - Divulgação
Glória Maria à esquerda; Dri Vieira, Cay Quintana e Tom Moreno à direita - Divulgação

A mansão de Glória Maria, localizada no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, se transformou em um espaço para homenagear a trajetória da jornalista que faleceu no dia 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos, e deixou saudades aos fãs que acompanhavam suas aventuras. Em entrevista à Contigo!, as arquitetas Dri Vieira e Cay Quintana, responsáveis pelo projeto, falam sobre a exposição e afirmam sentir a energia de Glória Maria no local: "Como se guardasse o espírito", revelam.

Apesar de não terem conhecido Glória Maria pessoalmente, as profissionais sempre admiraram a jornalista e pessoa que Glória era. Quando surgiu a oportunidade de homenageá-la, a dupla não pensou duas vezes: "Ela foi uma grande inspiração para todos, não apenas no jornalismo, mas também em como buscava conhecer e explorar o mundo com curiosidade e paixão. O legado dela foi o que guiou nossa criação para a exposição", explicam.

Energia de Glória na mansão

A exposição foi organizada graças à Mostra Morar Mais Rio 2024, que convidou Dri e Cay para elaborarem um espaço na antiga casa da jornalista. "Sabíamos que o ambiente precisava refletir a essência dela — uma mulher conectada ao conhecimento, à troca de experiências e ao seu amor pelo Brasil", contam sobre as inspirações.

Com isso, elas criaram a "Varanda do Saber", espaço baseado no espírito explorador e na busca constante por novas perspectivas de Glória, que era uma aventureira nata.

Na mansão, as arquitetas se aproximaram muito mais de quem a jornalista realmente foi, principalmente pela energia do ambiente: "Ao trabalhar na casa, sentimos uma energia muito especial, como se o espaço ainda guardasse o espírito da busca por conhecimento que ela sempre promoveu em sua vida e em seu trabalho", compartilham.

Referências às viagens

Conhecida por suas reportagens no Fantástico explorando novos locais do mundo, Glória Maria tem esse traço destacado na exposição: vários elementos que remetem às viagens da jornalista integram o ambiente que a homenageia.

"A curadoria dos itens decorativos foi cuidadosamente elaborada. A Tom Moreno Interiores, fornecedora oficial da 21ª edição da Mostra Morar Mais, apresentou uma estante imponente de três metros de altura, com linhas orgânicas, projetada para abrigar livros e objetos decorativos que exaltam a riqueza cultural brasileira e a conexão com a natureza", explicam.

Além das referências brasileiras, as arquitetas também exploraram outros aspectos das aventuras da jornalista: "Complementando o ambiente, um tapete que evoca a suavidade das areias do deserto e almofadas em tons terrosos, com texturas que remetem ao barro — uma sutil homenagem aos lugares explorados — oferecem uma sensação de leveza e acolhimento, refletindo características profundamente ligadas a Glória Maria".

Mensagem da homenagem

Para as profissionais, o legado de Glória está impresso na exposição e elas esperam que o ambiente reflita a essência da estrela. "Gostaríamos que a 'Varanda do Saber' fosse vista como uma homenagem à busca incessante de Glória Maria pelo saber e à sua contribuição para o jornalismo e para a cultura brasileira".

"O espaço é um convite para refletirmos sobre o poder do conhecimento e como ele pode nos transformar, além de nos reconectar com o que é mais essencial: nossas raízes, nossas histórias e a natureza ao nosso redor", concluem.

Leia também: Quem é Paulo Mesquita, o tutor apresentado como “pai” das filhas de Glória Maria?