Avião com 325 passageiros é obrigado a fazer pouso de emergência durante momento de desespero; a turbulência deixou pelo menos 30 feridos
Na madrugada desta segunda-feira (1), um avião da companhia aérea Air Europa, com 325 passageiros, passou por uma forte turbulência e precisou fazer um pouso emergencial no Aeroporto Internacional de Natal (aeroporto governador Aluísio Alves). O voo, que seguia de Madri, na Espanha, para Montevidéu, no Uruguai, deixou pelo menos 30 feridos.
Segundo a empresa Zurich Airport Brasil, responsável pela operação do aeroporto de Natal, a aeronave modelo Boeing 787-9 Dreamline, solicitou o pouso de emergência no aeroporto de Natal às 2h32. Em nota, a empresa informou que foi necessário o pouso no local por conta da “natureza da turbulência e por razões de segurança”.
Além disso, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Natal relatou que dos 30 passageiros atendidos no chamado, mais de 10 tiveram que ser encaminhados para o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para análise de fraturas. Eles ainda destacaram que os ferimentos foram ocasionados porque os passageiros bateram a cabeça durante a turbulência, o que resultou em fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax.
A Air Europa contou que sete passageiros trataram lesões de graus diversos, além de um “número indeterminado de pessoas com pequenas contusões”. Vídeos gravados de dentro do avião, que mostram a pista do aeroporto internacional de Natal com várias viaturas de socorro para dar assistência à aeronave, repercutiram na web.
Ambulâncias prestam socorro às 30 vítimas de avião que ficou danificado durante turbulência no Rio Grande do Norte pic.twitter.com/FYDjSgHuSD
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) July 1, 2024
Em 29 de maio deste ano, uma pessoa morreu após ser sugada pelo motor de um avão no aeroporto de Amsterdam. No momento do incidente, a aeronave da companhia aérea KLM se preparava para levantar voo com destino a cidade de Billund, na Dinamarca.
Em nota, o aeroporto declarou: "Hoje, houve um incidente horrível em que uma pessoa acabou [sendo sugada pelo] motor de um avião. Nossos pensamentos vão para os familiares e nos preocupamos com os passageiros e colegas que presenciaram isso. A polícia está atualmente conduzindo uma investigação".