Bia Herrero desabafa sobre compulsão alimentar; influenciadora compartilha sua rotina saudável com os seguidores
Publicado em 04/04/2025, às 13h49
A influenciadora digital Bia Herrero, de 21 anos, tem feito postagens diárias no Instagram mostrando sua rotina de hábitos saudáveis. Nomeadas de 'No Foco da Bia', as publicações não escondem dias ruins e exibem a realidade da influencer, que revelou conviver com compulsão alimentar desde a infância. Ela conta que só identificou o transtorno após perceber que era um problema emocional.
“Desde pequena, fui ensinada a descontar minhas emoções na comida. Se eu estava feliz, saímos para comer e comemorar. Se eu estava triste, comia algo para preencher o vazio. Durante muito tempo, não enxerguei isso como um problema, porque achava que isso era algo normal, que todo mundo fazia o mesmo.. Só percebi que algo estava errado quando notei que não comia por fome, mas sim pela falta de algo emocional”, revelou.
Por conta da compulsividade com a comida, a jovem resolveu buscar auxílio na terapia. “Aos 16 anos, durante algumas sessões de terapia, descobri que a forma como eu lidava com minhas emoções não era saudável. Foi aí que entendi que não se tratava apenas de um hábito, mas sim de compulsão alimentar. Nunca sabemos exatamente quando um gatilho pode surgir, e há milhares de motivos que podem levar ao descontrole”, refletiu.
Após identificar o transtorno, Bia conta que vive em constante processo de aprendizado. De acordo com ela, o melhor remédio é manter a mente ocupada: “Adoro praticar esportes, conversar e me dedicar ao trabalho, porque essas práticas fazem com que nossa cabeça desligue um pouco dos problemas. O que tenho aprendido é que, aos poucos, consigo ter mais consciência dos meus comportamentos e me fortalecer para evitar recaídas. Não é sobre ser perfeita, mas sobre melhorar um pouco a cada dia”.
A criadora de conteúdo reitera, porém, que esse processo não é linear. A diferença é que agora ela diz que lida com o problema de outra forma, se acolhendo e buscando reequilíbrio no dia seguinte. Essa experiência e muitas outras estão registradas no seu perfil do Instagram, que também vem a ajudando muito neste processo.
“Criar esse conteúdo não só incentiva as pessoas a terem hábitos mais saudáveis, como também me ajuda a manter o foco. Saber que estou influenciando outras pessoas me motiva a dar o meu melhor. Mas também gosto de mostrar a realidade: ninguém acerta o tempo todo, e tudo bem. O importante é recomeçar no dia seguinte. Acredito que essa transparência faz toda a diferença para quem me acompanha”, disse ela.
Leia também: Andressa Urach expõe transtorno do filho de três anos e faz desabafo: ‘Lutar'