Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ATENÇÃO

Caso Juan Izquierdo: Como evitar fatalidades cardíacas como a do jogador?

Profissional explica as melhores formas de se manter atualizado quanto à saúde cardíaca para evitar situações como o caso Juan Izquierdo

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
[email protected]

Publicado em 28/08/2024, às 18h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caso Juan Izquierdo: Como evitar fatalidades cardíacas como a do jogador? - Reprodução/Instagram
Caso Juan Izquierdo: Como evitar fatalidades cardíacas como a do jogador? - Reprodução/Instagram

O caso Juan Izquierdo paralisou o futebol neste semana. O atleta do time Nacional do Uruguai morreu em São Paulo na noite desta terça-feira (27) após passar cinco dias internado no Hospital Albert Einstein. O jogador foi encaminhas às pressas aos médicos após sofrer um mal súbito em campo, no estádio MorumBis, durante uma partida do Nacional contra o São Paulo.

Para entender melhor a situação, a CONTIGO! conversou com o profissional em Educação Física Kleber Campanella, que deu dicas de como manter a saúde cardíaca em dia. De antemão, o especialista alertou sobre a necessidade de manter os exames atualizados.

"Se você é adepto a práticas esportivas em alta intensidade, seria fundamental você ter acompanhamento médico, fazer exames a cada seis meses ou a cada um ano para saber como está o seu ritmo cardíaco, como é que está a sua pressão arterial...", disse. 

Campanella ainda realçou a importância de fazer exercícios aeróbicos de forma progressiva, ou seja, começar com uma atividade leve e ir aumentando a intensidade ao longo do tempo. "Exercícios aeróbicos são fundamentais para a saúde do músculo cardíaco, porque existe um processo fisiológico que se chama angiogênese, ou seja, é a criação de novos vasos capilares em volta do coração", explicou.

- Esposa de Izquierdo faz forte desabafo após morte do marido: "Tive que perder"

A angiogênese, inclusive, é o motivo pelo qual idosos possuem mais chances de sobrevivência em questões cardíacas: "Jovens raramente sobrevivem a um infarto. Pessoas mais velhas, às vezes, conseguem sobreviver por causa da angiogênese, que é uma adaptação fisiológica que só ocorre no corpo humano com o passar do tempo ou com atividade aeróbica em alta intensidade".

Kleber Campanella também explicou como crises cardíacas podem acontecer em atletas de alto rendimento, como Izquierdo. Algumas das possibilidades é que o jogador poderia ter algum tipo de predisposição genética ou o uso de estimulantes como, por exemplo, drogas recreativas ou até mesmo cafeína, bronco dilatadores e outras.

Outra possibilidade é que o jovem de 27 anos apresentava performances esportistas de forma irregular. Ou seja, tinha uma alta intensidade um dia, mas no outro já tinha comportamentos sedentários: "Uma frequência cardíaca tão intensa pode levar a alguns riscos de parada cardíaca, sim, devido ao sedentarismo. Então a pessoa ela é sedentária a semana inteira, sem fazer alimentações de acordo, e no final de semana quer fazer tudo de uma vez, isso sim, pode desencadear problemas cardíacos".

Siga a CONTIGO! no Instagram.