Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAÚDE

Doença de Nattan pode ter graves complicações; saiba mais

Dono de diversos sucessos, o cantor Nattan revelou que desenvolveu doença preocupante quando ingeria bebia alcoólica diariamente

Redação CONTIGO!
por Redação CONTIGO!

Publicado em 17/11/2024, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cantor Nattan, conhecido também como Nattanzinho - Foto: Reprodução/Instagram @nattan
O cantor Nattan, conhecido também como Nattanzinho - Foto: Reprodução/Instagram @nattan

Cantor com grandes sucessos na carreira, Nattan (24) voltou a falar sobre a época em que contraiu a bactéria H. pylori. O artista teve a doença no final de 2023 e, à época, precisou cancelar uma série de shows e mudar suas atitudes na vida pessoal —uma vez que a condição pode ter graves complicações caso não seja tratada.

Nattan explicou que contraiu a bactéria em uma época que ingeria bebidas alcoólicas diariamente. Após enfrentar a doença e seu tratamento, ele afirma que mudou radicalmente algumas atitudes em sua vida, passando a fazer exercícios regularmente, melhorando a alimentação e diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas.

Leia também: Nattan contrai doença grave após ingerir bebida alcoólica todos os dias

O músico também afirmou que, com a mudança nos hábitos, seu corpo e mente ficaram renovados. Nattan ressaltou a importância de dar intervalos entre as bebedeiras, permitindo que o corpo tenha tempo de se recuperar e manter o bem-estar. Confira abaixo as principais complicações da doença.

GASTRITE

Caso a infecção não seja tratada, pacientes que tenham a doença de Nattan podem passar por uma inflamação gástrica. Essa é uma das complicações mais comuns da condição.

ÚLCERA

A infecção pela bactéria H. pylori pode causar também úlceras no estômago do paciente.

ANEMIA

Com a bactéria, as paredes estomacais e intestinais são destruídas, o que pode levar a sangramentos que podem causar a anemia.

CÂNCER DE ESTÔMAGO

A chance de desenvolver um câncer no estômago devido à bactéria é baixa, atingindo cerca de 1,5% a 2% dos indivíduos infectados. No entanto, a presença prolongada da H. pylori no estômago pode levar a uma inflamação crônica que pode desencadear o câncer.

A maioria dos pacientes não apresentas sintomas, que incluem inchaço abdominal, sensação de saciedade precoce, náuseas, vômitos, arrotos frequentes e perda de peso sem motivo aparente. É importante procurar acompanhamento médico para fazer o melhor tratamento, assim como o cantor fez.

Leia mais em: Nattan celebra benefícios de ficar sem álcool e sem açúcar: 'Outra vida'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE NATTAN: