Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SERÁ?

Gracyanne Barbosa ainda pode engravidar? Entenda possível maternidade da ex-BBB

Gracyanne Barbosa ainda pode engravidar aos 41? Veja a explicação de profissionais

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
lvicaria@editoracaras.com.br

Publicado em 25/03/2025, às 16h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gracyanne Barbosa ainda pode engravidar? Entenda possível maternidade da ex-BBB - Reprodução/Globo
Gracyanne Barbosa ainda pode engravidar? Entenda possível maternidade da ex-BBB - Reprodução/Globo

Gracyanne Barbosa nunca escondeu sua vontade de ser mãe. Agora solteira e com 41 anos de idade, a ex-BBB contou no Domingão desta semana que ainda tem o sonho de ter um filho. Vale lembrar que a ex-esposa de Belo nunca engravidou pois seus contratos como fisioculturista impediam a gestação. Mas será que isso ainda é possível biologicamente?

Segundo o especialista em reprodução humana Dr. Rodrigo Rosa, é difícil, mas não impossível. “As chances de gravidez caem consideravelmente após os 35 anos e reduzem de uma forma extremamente abrupta a partir dos 38, 39 anos. Isso porque a mulher nasce com uma quantidade pré-determinada de óvulos, que sofre uma diminuição considerável com o passar dos anos. Para se ter uma ideia, enquanto a chance de gravidez em um ano de tentativas é de 96% aos 25 anos e de 84% aos 35 anos, aos 40 anos essa taxa cai para 55% e para 35% aos 43”, explicou ele.

Por que é tão difícil assim?

O outro especialista Dr. Fernando Prado explica que ao longo dos anos a mulher vai produzindo menos óvulos, o que dificulta a fecundação do espermatozoide. “Uma mudança importante na qualidade do óvulo é a frequência de anormalidades genéticas chamada aneuploidia (muitos ou poucos cromossomos no óvulo)", começou.

"Na fertilização, um óvulo normal deve ter 23 cromossomos, de modo que, quando fertilizado por um espermatozoide também com 23 cromossomos, o embrião resultante terá o total de 46 cromossomos. Mas, à medida que uma mulher envelhece, mais de seus óvulos têm poucos ou muitos cromossomos. Isso significa que, se ocorrer a fertilização, o embrião também terá muitos ou poucos cromossomos. A maioria das pessoas está familiarizada com a Síndrome de Down, uma condição que ocorre quando o embrião tem um cromossomo extra. E a maioria dos embriões com muitos ou poucos cromossomos não resulta em gravidez, ou resulta em aborto espontâneo. Isso ajuda a explicar a menor chance de gravidez e maior chance de aborto em mulheres com mais idade”.

O médico aconselha que mulheres acima de 35 anos busquem clínicas especializadas para facilitar o sonho. “Se em seis meses a gestação não se concretizar, o ideal é buscar uma clínica de reprodução assistida quanto antes”, disse. “A FIV [Fertilização In Vitro] consiste na coleta dos óvulos e espermatozoides para serem fecundados em laboratório, formando o embrião que, após certo tempo de desenvolvimento, é transferido para o útero da mulher”.