Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Luto

Maguila decidiu doar seu cérebro após a morte; entenda o motivo

Diagnosticado com demência pugilística, Maguila decidiu doar seu cérebro após a morte. Ex-boxeador faleceu aos 66 anos

Redação Contigo!
por Redação Contigo!

Publicado em 24/10/2024, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diagnosticado com demência pugilística, Maguila decidiu doar seu cérebro após a morte. Ex-boxeador faleceu aos 66 anos - Crédito: Reprodução/Instagram
Diagnosticado com demência pugilística, Maguila decidiu doar seu cérebro após a morte. Ex-boxeador faleceu aos 66 anos - Crédito: Reprodução/Instagram

O ex-boxeador Maguila faleceu, nesta quinta-feira (24), aos 66 anos de idade. Nos últimos anos, estava internado lutando contra uma demência pugilística, doença também conhecida como encefalopatia traumática crônica (ETC). 

Após a notícia de sua morte, reportagem revelando que o ex-atleta gostaria de doar seu cérebro para estudos voltou à tona. No ano de 2018, matéria do site Globo Esporte informou que Maguila e sua família aceitaram realizar a doação para a Universidade de São Paulo (USP), a fim de aprofundar os estudos científicos sobre demência pugilística.

O que é a demência pugilística, doença que acometeu Maguila?

Maguila foi diagnosticado há 11 anos com encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como “síndrome do boxeador”. A condição está associada a lesões repetidas na cabeça, como os golpes sofridos durante sua carreira, podendo causar danos à memória, cognição e comportamento.

O ex-lutador fez raras aparições em suas redes sociais nos últimos anos. Em 2022, postou, em seu perfil do Instagram, vídeo mandando um recado para os fãs. "Nosso campeão Maguila num bate-papo bem especial. Um abraço para todo povo brasileiro e um abraço para toda equipe", diz a legenda.

Famosos se manifestam após morte de Maguila

Após o anúncio da partida de Maguila, o lutador Popó publicou um vídeo de campanha publicitária realizada ao seu lado no último ano. “Descanse em paz, meu eterno campeão”, escreveu.

O perfil do time de futebol Santos também escreveu sobre o atleta. "O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do ex-pugilista brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o inesquecível Maguila. Além de ter sido um dos maiores boxeadores do nosso país, Maguila também era uma figura carismática e querida até mesmo por aqueles que não acompanhavam o esporte. Desejamos muita força aos familiares, amigos e fãs desta lenda nacional. Descanse em paz, Maguila".

Leia mais: Famosos lamentam a morte do lutador de boxe Maguila, aos 65 anos