Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Neymar é inocentado pela Justiça após denúncia de crime ambiental em sua mansão

Neymar é inocentado e Justiça não vê crime ambiental em lago artificial na mansão do jogador no Rio de Janeiro; entenda a decisão

Redação Contigo!
por Redação Contigo!

Publicado em 08/08/2024, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neymar é inocentado pela Justiça após denúncia de crime ambiental em sua mansão - Reprodução/ Instagram
Neymar é inocentado pela Justiça após denúncia de crime ambiental em sua mansão - Reprodução/ Instagram

No ano passado, uma operação conjunta entre a Prefeitura de Mangaratiba e a Polícia Civil resultou em uma fiscalização na mansão de Neymar Jr., em resposta a denúncias de crimes ambientais. As autoridades alegaram a existência de irregularidades na propriedade do atleta. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu que não houve danos ambientais na construção do lago artificial e o jogador foi inocentado.

Segundo o G1, em uma decisão proferida no último dia 2, o TJRJ deu ganho de causa ao jogador em sua disputa com a prefeitura local. A sentença isenta Neymar da obrigação de pagar uma multa ambiental no valor de R$ 16 milhões. 

A desembargadora Adriana Ramos de Mello considerou um relatório do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), que é responsável pelo licenciamento das atividades ambientais, afirmando que as situações relatadas nos autos de infração não foram confirmadas.

Os documentos do Inea indicam que não houve captação de água do Rio Furado, ausência de indícios de supressão vegetal, e que as intervenções no lago não causaram impactos ambientais significativos. Além disso, foi constatada a existência de um circuito fechado de água fora dos limites da faixa de proteção do rio, entre outros pontos destacados, ainda segundo o site.

O que aconteceu?

Em junho do ano passado, a Prefeitura de Mangaratiba interditou a obra durante uma operação conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Polícia Civil. Durante a ação, o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, presente no local, acabou envolvido em uma discussão com as autoridades e chegou a receber voz de prisão. Amigos e funcionários intervieram para acalmar a situação e negociar sua liberação.

A operação ocorreu após denúncias veiculadas nas redes sociais, que mostravam uma grande obra sendo realizada supostamente sem autorização ambiental. Entre as infrações apontadas pela prefeitura estavam: ausência de licenciamento ambiental; captação irregular de água; desvio do curso d'água; supressão de vegetação; movimentação ilegal de terra, pedras e rochas; terraplanagem; escavação; e aplicação não autorizada de areia.

MAIS UM FILHA?

Neymar está envolvido em mais uma polêmica. Isso porque a ex-modelo Gabriella Gáspar entrou na Justiça para exigir um teste de paternidade de Neymar, que ela alega ser pai de sua filha de 10 anos. Segundo informações do jornal O Globo, ex-modelo húngara denunciou o atleta no Foro Criminal Barra Funda (SP) por falsidade ideológica, e ainda requisitou a apreensão do passaporte do camisa 10. 

A ex-modelo afirma na denúncia que Neymar está se "escondendo" da responsabilidade paterna e apresentando endereços diversos, o que atrapalha o caminhar das investigações. Em janeiro, ela chegou a entrar com o pedido ao Ministério Público de São Paulo a respeito dos endereços trocados, mas o órgão arquivou o documento.