Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Eita!

O que é alienação parental? Militão acusa Karoline Lima em guerra pela filha

Entenda termo usado por Éder Militão para conquistar a guarda unilateral de Cecília, sua filha com Karoline Lima

Redação CONTIGO! Publicado em 17/07/2024, às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Militão acusa Karoline Lima em guerra pela filha - Reprodução/Instagram
Militão acusa Karoline Lima em guerra pela filha - Reprodução/Instagram

A disputa pela guarda de Cecília Militão, filha de Éder Militão e Karoline Lima, ganhou um novo capítulo. Na última terça-feira (17), o jogador entrou na Justiça acusando a ex-companheira de alienação parental, uma prática que envolve interferência na formação psicológica da criança, conforme definido pela Lei 12.318/2010 no Brasil.

Militão busca levar a filha para morar com ele em Madrid, na Espanha, e acusa Karoline de prejudicar a relação da menina com ele. A alienação parental, segundo a legislação brasileira, é a interferência promovida por um dos genitores para que a criança repudie o outro genitor, causando prejuízo ao vínculo afetivo entre eles.

O que diz a Lei brasileira?

A Lei 12.318/2010 descreve a alienação parental como a interferência na formação psicológica da criança ou adolescente, induzida por um dos genitores, avós ou responsáveis, com o objetivo de prejudicar a relação da criança com o outro genitor. Se comprovada, a pena pode incluir a perda parcial ou total da guarda e aplicação de multas.

Apesar de sua inclusão na legislação brasileira, o conceito de alienação parental é controverso. Em 2023, a ONU classificou o termo como um "pseudoconceito" e sugeriu sua proibição na legislação dos países, após relatório que questiona sua validade.

Leia também: Defesa de Karoline Lima se manifesta após Militão pedir guarda da filha: "Convicção"

A ideia de alienação parental surgiu com o psiquiatra americano Richard Gardner, que cunhou o termo "Síndrome da Alienação Parental". Gardner descreveu a síndrome como um distúrbio em que a criança difama um dos genitores sem justificativa. Contudo, em 2020, a Organização Mundial da Saúde deixou de reconhecer a síndrome como doença, retirando-a de suas terminologias.

Karoline Lima dá basta após Eder Militão pedir a guarda da filha

A influenciadora Karoline Limase pronunciou nesta terça-feira (16) após Eder Militão pedir guarda de filha deles, Cecilia Militão, de 2 anos. Acusada de alienação parental, ela contou como está se sentindo ao perceber que poderá deixar de morar com a pequena.

Nos stories de seu Instagram, a loira contou que seus advogados já estão trabalhando para impedir a custódia unilateral da menina, que pode fazer a menina ir morar com o pai na Espanha. "Queria falar para vocês que já vi tudo que está acontecendo", iniciou. Saiba mais!