Saiba o que é e para que serve a bolsa de colostomia, procedimento realizado por Preta Gil, que segue em tratamento contra o câncer
Após um tempo afastada das redes sociais, Preta Gil retornou neste domingo (26) para comentar como está se sentindo. Ainda internada, a cantora, que segue em tratamento contra um câncer no intestino, revelou que deu um passo importante. Isso porque ela colocou uma bolsa de colostomia permanente. Mas o que é e para que serve?
Também chamada de bolsa coletora, esse é um procedimento que exterioriza uma parte do intestino grosso por meio da parede abdominal e é indicado quando o órgão não funciona adequadamente, de acordo com o site do médico Drauzio Varella.
A bolsa de colostomia é usada para coletar fezes. Ela é um saco que fica acoplado a uma placa adesiva, fixada no abdômen e permite que o material saia pela abertura feita no abdômen por meio da cirurgia. É muito comum em pessoas que tratam de um câncer no intestino, como é o caso da cantora Preta Gil.
Em um vídeo publicado em seu Instagram oficial, a filha de Gilberto Gil mostrou que está bem e falou sobre o período de afastamento: "Amores, sei que estou sumidinha, mas eu precisei ficar afastada das redes pra me concentrar totalmente na minha reabilitação. Eu não tinha ideia que essa cirurgia fosse ser tão difícil. Os médicos falaram, mas a gente nunca acredita, né?"
A cantora também explicou que a recuperação após uma cirurgia de 21 horas tem sido um desafio diário: "Eu estou no hospital Sírio-Libanês, estou me reabilitando, estou bem, estou me alimentando bem, estou andando, estou me exercitando, estou melhorando a cada dia [...] mas é difícil. É um reaprender a fazer muitas coisas".
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:Ainda internada, Preta Gil comemora os 30 anos do filho, Francisco: ‘Meu maior parceiro’