Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / TRISTE!

Síndrome de Patau: entenda a condição rara que sofria o filho de Zé Vaqueiro

Entenda a condição rara que tinha o filho do cantor Zé Vaqueiro, Arthur, que morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 11 meses

Renata Garre
por Renata Garre
[email protected]

Publicado em 09/07/2024, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Síndrome de Patau: entenda a condição rara que sofria o filho de Zé Vaqueiro - Reprodução/Instagram
Síndrome de Patau: entenda a condição rara que sofria o filho de Zé Vaqueiro - Reprodução/Instagram

Em uma declaração que tocou profundamente o coração de seus seguidores, Zé Vaqueiro revelou nas primeiras horas desta terça-feira (9) o doloroso adeus ao filho Arthur. O herdeiro, que estava prestes a completar 1 ano de vida no próximo dia 24, veio a falecer na noite da última segunda-feira (8), vítima de uma disfunção múltipla dos órgãos.

Desde seu nascimento, Arthur lutava contra a Síndrome de Patau, também conhecida como trissomia do cromossomo 13. Esta rara condição genética se destaca como uma das aneuploidias mais frequentes entre os seres humanos. Também se caracteriza pela presença de um cromossomo a mais no par 13, totalizando 47 cromossomos nas células do indivíduo afetado. 

Além disso, está diretamente associada a graves complicações de saúde para a criança. A origem mais comum dessa síndrome está na não disjunção meiótica, um erro na divisão celular do óvulo materno. Fatores como idade avançada da mãe durante a gestação também estão fortemente relacionados ao risco aumentado dessa condição.

Entre os principais sintomas da Síndrome de Patau, estão a holoprosencefalia, que afeta o sistema nervoso central e leva a uma aparência facial marcada por distância reduzida entre os olhos, presença de seis dedos ou mais nas mãos ou nos pés, e sérios problemas cardíacos. Muitas crianças com esta síndrome apresentam também deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento.

O tratamento para pacientes com Síndrome de Patau é majoritariamente sintomático e busca melhorar as condições geradas pelas malformações e alterações causadas pela síndrome. Não existe cura ou tratamento específico que reverta as alterações genéticas. Contudo, estratégias como estimulação precoce são empregadas visando otimizar o desenvolvimento e qualidade de vida dos portadores.

ANÚNCIO DA MORTE

Os pais anunciaram a morte da criança por meio das redes sociais. Em uma emocionante nota, expressaram dor e gratidão: "Deus sabe de todas as coisas e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar", escreveram. Eles também fizeram questão de agradecer as incessantes manifestações de carinho e orações direcionadas ao herdeiro durante os desafios enfrentados.

Após passar nove meses sob cuidados intensivos hospitalares, Arthur teve uma breve alta antes de enfrentar uma parada cardíaca que o levou de volta ao hospital. Já com 11 meses, ele foi submetido a uma traqueostomia, procedimento cirúrgico destinado a melhorar sua respiração. Além de Arthur, Zé Vaqueiro e Ingra Soares também são pais de Daniel, de 3 anos, e Ingra é mãe de Nicolly, de 13, fruto de um relacionamento anterior.