Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / PESADO

Quais são as síndromes de Andressa Urach? Conheça os transtornos da influencer

Síndromes de Andressa Urach já a fizeram ter comportamentos polêmicos e usar remédios errados; veja

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
[email protected]

Publicado em 10/01/2025, às 15h55 - Atualizado às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quais são as síndromes de Andressa Urach? Conheça os transtornos da influencer - Reprodução/Instagram
Quais são as síndromes de Andressa Urach? Conheça os transtornos da influencer - Reprodução/Instagram

Andressa Urach se tornou um ícone da internet por suas atitudes ousadas e polêmicas. Mas você sabia que tem um motivo por trás de todas essas ações? Pois é, acontece que a ex-Vice Miss Bumbum é diagnosticada com duas condições: transtorno bipolar e transtorno de personalidade borderline (TPB). 

O que é o Borderline?

Borderline, que em inglês significa "fronteiriço", é um transtorno de personalidade do espectro B caracterizado pela instabilidade de humor, atitudes impulsas e dificuldade em relacionamentos interpessoais. Ela descobriu o problema em 2021, quando foi internada em uma clínica psiquiátrica pelo ex-marido Thiago Lopes, com quem tem um filho pequeno, Leon. "To fazendo tratamento com acompanhamento psiquiátrico, ajuda de psicólogos, tomando minhas medicações certinhas e a fé", disse a famosa na época.

Não se tem um dado concreto de quantas pessoas tem o transtorno borderline no Brasil, porém, estima-se que cerca de 2 milhões de pacientes convivam com a condição. Além disso, é estimado que entre 2% e 6% da população mundial sofra com os sintomas.

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, cada paciente demonstra o transtorno de uma maneira: "Há diferentes formas de manifestação, com alguns pacientes demonstrando raiva e agressividade enquanto outros podem apresentar comportamentos autodestrutivos, como tentativa de suicídio. A dificuldade em controlar a raiva é um sintoma central".

O que é a bipolaridade?

Já a bipolaridade é uma condição psicológica caracterizada pela polaridade de sentimentos. Neste transtorno, pacientes convivem com dois extremos: a fase depressiva e a fase de mania. A influenciadora descobriu o diagnóstico em 2022, um ano após saber que é borderline.

Durante a fase de mania, pacientes podem apresentar excesso de autoestima, dificuldades para dormir, impulsividade, hiperatividade, dedicação excessiva e outros. Já no período depressivo, a pessoa pode apresentar tristeza profunda, pensamentos suic*das, perda de interesse e outros. 

Segundo o psicólogo, é possível deduzir que a bipolaridade da famosa seja do tipo 1 devido ao seu histórico na mídia: "Entre os quadros que poderiam estar relacionados, há a hipótese de transtorno bipolar, especialmente do tipo I, que é caracterizado por episódios de euforia e energia intensa. Sua forma de expressão e as situações que compartilha publicamente também podem ser vistas como parte de características de personalidade ou de outros fatores que vão além do campo psiquiátrico".

A importância do tratamento

Andressa já contou diversas vezes que faz tratamentos para os problemas psiquiátricos. Segundo AlexanderBez, ficar sem os remédios pode acarretar graves consequências: "No caso do transtorno borderline, a ausência de tratamento adequado também pode resultar em surtos psicóticos, mas o quadro se caracteriza principalmente por reações agressivas e instabilidade emocional. Essa instabilidade é alimentada por fatores como agressividade e descontrole emocional diário".

Durante sua trajetória, a influencer até mesmo já foi medicada erroneamente. Ainda de acordo com Bez, isso pode desencadear diversos problemas ao paciente: "O sucesso de um tratamento psiquiátrico depende de um diagnóstico preciso. Medicação errada pode agravar os sintomas e gerar prejuízos tanto para o paciente quanto para as pessoas ao seu redor".

O psicólogo explica que, transtornos como estes, geralmente incluem tratamentos com antidepressivos, antipsicóticos, estabilizadores de humor e ansiolíticos. "Cada medicação deve ser prescrita e ajustada por um psiquiatra, considerando a individualidade do paciente e a gravidade dos sintomas", reforçou.

Leia mais:Andressa Urach ainda faz programa? Influencer cobrava caríssimo pela hora