Saiba quem foi Ivan Kley, ex-tenista que brilhou em Roland Garros, Wimbledon e na Copa Davis, e que agora deixa saudades no esporte brasileiro
A morte de Ivan Kley, ocorrida na última quinta-feira (3/4), pegou muitos de surpresa. Ex-tenista de destaque nos anos 80 e pai do cantor Vitor Kley, ele faleceu aos 66 anos, vítima de tromboembolismo, em uma unidade de saúde em Itajaí, Santa Catarina.
Natural de Novo Hamburgo (RS), Ivan Kley foi um dos grandes representantes do tênis brasileiro em nível nacional e internacional. Em uma era em que o esporte ainda buscava espaço no Brasil, Kley se destacou com vitórias expressivas e conquistas relevantes.
Ele foi tricampeão brasileiro adulto em três anos distintos: 1984, 1988 e 1989. Além disso, brilhou no Mundial Interclubes, vencendo também nas categorias de duplas masculinas, ao lado de Fernando Roese, e mistas, com Andréa Meister.
Ivan atingiu o 81º lugar no ranking de simples da ATP, em dezembro de 1986, e chegou à 56ª colocação nas duplas, posições expressivas em uma era altamente competitiva. Ele disputou os maiores torneios do circuito mundial: Roland Garros, Wimbledon e US Open, alcançando a segunda rodada em Paris nos anos de 1985 e 1988.
Além disso, representou o Brasil em competições de prestígio como a Copa Davis e os Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico.
Mesmo longe do circuito profissional, Ivan Kley nunca abandonou o esporte. Nos últimos anos, ele se dedicava à formação de novos atletas como diretor da ADK Tennis, academia localizada em Itajaí. O projeto foi desenvolvido ao lado do argentino Patricio Arnold, seu ex-colega nas quadras.
A ADK Tennis lamentou publicamente a perda: "Hoje nos despedimos de um pilar do tênis brasileiro e da nossa história. Ivan Kley, fundador da ADK Tennis, nos deixou no dia 03 de abril de 2025. Sua trajetória, dedicação e paixão pelo esporte moldaram gerações e deixaram um legado que seguirá vivo em cada atleta, treinador e membro da nossa comunidade."
Leia também: Vitor Kley desabafa após morte do pai: 'Tinha duas coisas que eu queria ter feito'