Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ATENÇÃO E CUIDADOS

Raquel Brito descobre inflamação no coração e médica reforça: ‘Em casos muito graves, há risco de morte’

Em entrevista à Contigo!, a cardiologista Natalia Massoni detalha a doença de Raquel Brito, chamada miocardite aguda, e alerta para casos mais graves

Thaíse Ramos
por Thaíse Ramos

Publicado em 08/11/2024, às 19h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Raquel Brito durante A Fazeda 16 (à direita), quando passou mal em prova do reality - Reprodução/Instagram
Raquel Brito durante A Fazeda 16 (à direita), quando passou mal em prova do reality - Reprodução/Instagram

A ex-Fazenda 16 Raquel Brito, irmã de Davi Brito, campeão da edição deste ano do Big Brother Brasil, usou as redes sociais na última terça-feira, 7, para atualizar o seu estado de saúde e o caso chamou a atenção dos internautas. A influenciadora digital, que foi hospitalizada durante o reality show da Record, depois de passar mal e sentir falta de ar na realização de uma prova do programa, contou que foi diagnosticada com miocardite aguda, uma inflamação no coração, e agora passa por cuidados médicos.

Para saber mais sobre o problema da baiana, a Contigo! conversou com a cardiologista Natalia Massoni, especialista em Ecocardiografia. Segundo a médica, a miocardite é uma inflamação do músculo do coração, chamado miocardio. Pode acontecer por uma resposta inflamatória do organismo, após uma infecção viral, que, de acordo com ela, a causa mais comum. "Ou por outras condições, como doenças autoimunes ou medicações", informa, acrescentando que ela pode se apresentar de maneiras mais leves e autolimitadas.

“Na maioria dos casos, com sintomas como falta de ar, dor no peito, palpitações, febre ou mesmo de formas mais graves, em que o paciente dá entrada no pronto-socorro com intensa falta de ar e queda dos níveis de oxigênio no sangue; e também da pressão arterial, necessitando de um suporte maior em UTI, com intubação, ventilação mecânica e até suporte cardíaco mecânico, nos casos mais graves – o que chamamos de ECMO”, explica.

Ainda de acordo com Natalia, casos extremos podem necessitar de transplante cardíaco. “Felizmente, a grande maioria dos casos evolui de forma autolimitada e menos grave, mas é importante saber que essa doença pode se manifestar de formas bem leves, mas também muito graves, com risco de morte”, reforça.

No geral, o tratamento para os casos mais leves é sintomático, afirma a médica, porque a doença tem um curso autolimitado. “Para aqueles pacientes que evoluem com “fraqueza do musculo cardíaco”, devemos dar todo o suporte circulatório necessário e, se preciso, tratamos com imunossupressores para controlar a resposta inflamatória, que está causando essa agressão ao músculo cardíaco. Como já mencionado acima, casos muito extremos necessitam de ECMO e até transplante cardíaco”, salienta.

Natalia garante que a grande maioria dos casos terá seu problema resolvido e poderá seguir a vida normalmente após melhora do quadro clínico. “Poucos pacientes terão dano permanente da função cardíaca e precisarão seguir com medicamentos para tratamento de insuficiência cardíaca continuamente, e também reabilitação cardíaca. A função cardíaca deverá ser regularmente monitorada através de exames de imagem como ecocardiograma e ressonância magnética”, pontua.

O tratamento da insuficiência cardíaca após miocardite requer uma abordagem personalizada, segundo a cardiologista da Clínica Sartor, levando em consideração a gravidade da insuficiência, a causa da miocardite, e a resposta ao tratamento. "O objetivo é aliviar os sintomas, melhorar a função cardíaca e prevenir complicações a longo prazo”, finaliza.

‘MEU CORAÇÃO ESTÁ ÓTIMO’

Ao atualizar seu estado de saúde, Raquel Brito contou que tinha acabado de fazer uma bateria de exames. "Agora e, aparentemente, meu coração está ótimo. Para a glória de Deus! Então, possivelmente vou retornar à minha vida aos poucos, lógico, com muita cautela", disse ela, por meio dos Stories, sobre os novos exames feitos depois de passar mal ao dar uma volta em um shopping e preocupar os seguidores.

A irmã de Davi Brito disse que está sendo observada de perto por especialistas. "Vou ter um cardiologista que vai cuidar de mim aqui em Salvador (BA), ele vai estar me acompanhando. Sem muito esforço, vou voltar minha vida normalmente, fazendo minha caminhada do jeito que eu gosto, bater perna do jeito que eu gosto. Estou muito feliz com essa notícia", declarou.

Leia também:Raquel Brito revela o que causou coceira íntima em A Fazenda: ‘Não tem coceira não?’

VEJA A PUBLICAÇÃO MAIS RECENTE DE RAQUEL BRITO NAS REDES: