Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / CUIDADO

Raul Gazolla revela ter sofrido sexto infarto; médica explica caso raro

Médica explica caso raro de Gazolla, destacando os fatores de risco e a influência do estresse para questões de saúde do ator

Jean Werneck
por Jean Werneck
jean.werneck03@gmail.com

Publicado em 31/03/2025, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Raul Gazolla sobrevive a sexto infarto e cuida da saúde - Reprodução/Globo
Raul Gazolla sobrevive a sexto infarto e cuida da saúde - Reprodução/Globo

Conhecido por novelas como Kananga do Japão (1989), Explode Coração (1995) e O Clone (2001), Raul Gazolla, de 69 anos, surpreendeu os fãs ao revelar que sofreu seu sexto infarto em novembro do ano passado. O episódio tem como causas fatores hereditários, estresse resultante de traumas e até questões relacionadas à saúde mental.

A cardiologista Valéria Braile classificou a situação do ator como uma "exceção à regra" e destacou que sua recuperação pode ser considerada "um verdadeiro milagre", dado o grau de gravidade da doença aterosclerótica e as múltiplas complicações enfrentadas por ele.

O que leva alguém a infartar?

De acordo com a especialista, o infarto ocorre devido à falta de irrigação sanguínea em algum órgão do corpo humano, podendo ser causado pela interrupção do fluxo sanguíneo ou pelo rompimento de uma artéria. Além disso, situações de alto estresse aumentam significativamente o risco.

"O estresse é um gatilho para a instabilização das placas de gordura, que acabam se inflamando e rompendo. É como se fosse um machucado dentro da artéria, levando o organismo a acionar respostas de coagulação para conter esse dano. O resultado é a formação de um coágulo dentro da artéria, que gera obstrução e, consequentemente, o infarto", explica a médica.

Entre os principais fatores de risco para a doença aterosclerótica estão hereditariedade, idade, estresse, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo, apneia do sono e níveis elevados de colesterol e triglicerídeos.

Vida pessoal turbulenta 

Além da predisposição genética, Gazolla passou por experiências traumáticas que podem ter contribuído para os seis infartos, como a morte violenta da esposa, a atriz Daniella Perez, assassinada em 1992, e o falecimento precoce de um sobrinho.

"O estresse, além de instabilizar as placas de gordura nas artérias, também provoca vasoconstrição dos vasos sanguíneos e aumento da frequência cardíaca devido à intensa liberação de adrenalina. Esses fatores reduzem a irrigação sanguínea dos órgãos, causando insuficiência de nutrição nos tecidos e levando ao infarto", detalha Braile em entrevista à Caras.

Apesar do histórico de saúde delicado, Raul Gazolla mantém uma rotina saudável e segue compartilhando dicas fitness e de exercícios físicos em suas redes sociais, além de continuar atuando na televisão e no teatro.

Leia mais:Raul Gazolla expõe momento sobrenatural após sofrer 6° infarto: 'Fiz passagem'