Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DEU RUIM!

Sindicato dos Artistas faz grave denúncia sobre contratações de atores na Globo

Denúncia do Sindicato dos Artistas faz grave denúncia contra a emissora carioca; confira!

Sindicato dos Artistas faz grave denúncia sobre contratações de atores na Globo - Reprodução/Globo
Sindicato dos Artistas faz grave denúncia sobre contratações de atores na Globo - Reprodução/Globo

Na última terça-feira (20), uma situação nos bastidores da TV Globo chamou a atenção e gerou indignação entre alguns artistas. O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated-RJ) apresentou uma denúncia ao setor de Compliance da emissora, alegando a existência de uma "panelinha" que estaria influenciando diretamente as contratações de atores para as produções de novelas da casa.

Segundo informações reveladas pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, o presidente do Sated-RJ, Hugo Gross, compilou um dossiê detalhado, que foi entregue à Globo no início deste mês de agosto. De acordo com o documento, o sindicato vem recebendo diversas queixas de profissionais que alegam ser sistematicamente rejeitados nas escolhas de elenco em favor de atores agenciados por uma empresa específica, a Santo Expedito.

O dossiê indica que a Santo Expedito, cujo antigo sócio Francisco Accioly também atuava como preparador de elenco da Globo, teria substituído diversos profissionais tradicionais do elenco por seus próprios agenciados. Essa prática teria se intensificado com a parceria entre Accioly e o diretor José Luiz Villamarim.

Embora Anna Luiza Paes de Almeida, atual proprietária da Santo Expedito, tenha afirmado ao UOL que Accioly já não tem mais envolvimento com a empresa e que agora ocupa outro cargo fixo na emissora, o sindicato alega que a "panelinha" persiste. "Ele era sócio da Santo Expedito e também trabalhava como preparador de elenco da Globo. Há pouco tempo ele foi contratado pela emissora para um outro cargo fixo, e não agencia mais nenhum ator", declarou Anna Luiza.

Diante das denúncias, o Sindicato dos Artistas do Rio cobrou um posicionamento firme da Globo, ameaçando levar o caso ao Ministério Público do Trabalho, à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ao Conselho de Administração caso a emissora não tome medidas concretas. "Esperamos que a Rede Globo se pronuncie e tome medidas sérias, caso contrário, entraremos no Ministério Público do Trabalho, na Organização Internacional do Trabalho e no Conselho de Administração", afirmou Hugo Gross.

A situação ganhou ainda mais repercussão após viralizar nas redes sociais. Hugo Gross, em resposta à polêmica, utilizou suas redes sociais para reforçar a posição do sindicato. Em uma publicação no Instagram, ele compartilhou a matéria de Fábia Oliveira com a legenda: "Estamos sempre para defender a categoria sem perseguições de ninguém, em ação!", marcando o perfil oficial do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro.

NOVELA QUE SOFREU REJEIÇÃO

Em 20 de agosto de 1979, Os Gigantes estreava como a nova novela das oito da Globo, com um elenco formado por grandes nomes como Dina SfatTarcísio MeiraFrancisco Cuoco e Susana Vieira. Apesar de a obra de Lauro César Muniz ser inovadora, a abordagem de temas sensíveis e o final inesperado para a protagonista da trama transformaram Os Gigantes em uma novela lembrada pelas polêmicas.