Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DESPEDIDA

Titina Medeiros relembra luta de Ilva Niño durante o câncer: 'Dirigia para a quimioterapia'

Em entrevista à Contigo!, Titina Medeiros relembra histórias de Ilva Niño e celebra trajetória de vida marcada pela força feminina

por Surenã Dias e Arthur Pazin
[email protected]

Publicado em 12/06/2024, às 16h27 - Atualizado em 13/06/2024, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Titina Medeiros relembrou história ao lado de Ilva Niño, uma de suas grandes amigas - Foto: Reprodução/TV Globo
Titina Medeiros relembrou história ao lado de Ilva Niño, uma de suas grandes amigas - Foto: Reprodução/TV Globo

Amiga pessoal de Ilva Niño, a atriz Titina Medeiros, a Nivalda da novela No Rancho Fundo, tem tentado superar a partida da colega de profissão lembrando de sua força e exemplo enquanto mulher. Em entrevista à Contigo!, a artista disse que a pernambucana surpreendeu por sua vitalidade, mesmo nos últimos momentos em vida. 

"O que era mais chocante nela era a vitalidade e a memória. Ela sabia de todas as datas. A última vez que a gente fez Os Roni, que eu trabalhei com ela, foi na pandemia. Como ela era idosa, ainda não tinha vacina, eles resolveram botar ela  só abrindo o programa. E aí foram 20 episódios. Em cada episódio ela abriu o programa como se estivesse conversando com todos nós por telefone", lembra.

Titina conta que mesmo diante de um cenário difícil, por conta da pandemia, Ilva surpreendeu toda a equipe com seu profissionalismo. Apesar da idade avançada, ela não fez exigências e, muito menos, precisou de auxílio para conseguir gravar suas cenas, que eram muitas. 

Leia também: Morre Ilva Niño, a Mina de 'Roque Santeiro', aos 89 anos

"Ela já tinha quase 90 anos e gravou em dois dias. Ela gravou os 10 episódios por dia, 10 em cada dia, 20 no final de semana, tudo decorado. Ela deixou todo mundo chocado, começava 10 da manhã e 5 da tarde ela terminava os 10 sozinha, era uma mente brilhante, ela lembrava de absolutamente tudo e morreu assim, com essa mente brilhante. Ela não deixava ninguém ajudar ela em nada", diz Titina, muito orgulhosa da trajetória de Ilva, que por anos foi casada com o diretor de teatro Luiz Mendonça.

A atriz continuou relembrando histórias marcantes de superação da amiga, que enfrentou duas vezes a dura batalha contra o câncer. Em ambos os momentos, Ilva demonstrou força e resiliência, sem jamais fraquejar. "Ela enfrentou dois câncer, e na época ela ia dirigindo para o hospital para tomar quimioterapia. Era um negócio louco, era uma loucura. Ilva era um furacão, uma loucura", conta Titina, ainda muito emocionada com a partida de uma de suas melhores amigas. 

Ilva Niño faleceu na manhã desta quarta-feira, 12, depois de ficar quase um mês internada no Hospistal Quali, no Rio de Janeiro. Conforme boletim médico, ela teve "complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos".