A emissora esportiva TNT Sports pede perdão após vídeo em que 'embranquece' o jogador Endrick; veja vídeo
Um vídeo que alterou o rosto do jogador Endrick, do Palmeiras, usando um software de edição, gerou revolta na internet e acusações de racismo contra a TNT Sports, emissora de esportes que publicou a postagem. O vídeo, que pretendia criar o “rosto perfeito” do atleta, mudou os traços negros do jovem e o deixou com uma aparência “europeia”. A TNT apagou o vídeo e se desculpou pelo ocorrido, admitindo que errou ao não levar em conta os aspectos raciais envolvidos na edição.
O vídeo fazia parte de uma série de postagens que a TNT Sports vinha fazendo em suas redes sociais, onde mostrava o processo de “harmonização virtual” de personalidades do esporte. A ideia era usar um software que analisava o rosto dos atletas e sugeria mudanças para torná-los mais “simétricos” e “proporcionais”.
Outros jogadores, como Raphael Veiga, também do Palmeiras, e Cássio, goleiro do Corinthians, já haviam sido alvo da brincadeira. “O Endrick está de cara nova”, dizia a legenda do vídeo, que foi publicado na véspera do jogo entre Palmeiras e São Bernardo, válido pelo Campeonato Paulista, na última quinta-feira (15).
No entanto, a edição feita no rosto de Endrick causou indignação na internet. No X (antigo Twitter), muitos internautas criticaram a emissora por racismo, alegando que o vídeo apagou os traços negros do jogador e o embranqueceu. “O que seria um rosto perfeito? O que tem traços e feições brancas? Porque foi isso que fizeram”, escreveu um usuário. “O nome disso é racismo. Tiraram todos os traços ‘negroides’ do rapaz pra fazer uma edição bizarra e chamar de ‘rosto perfeito’?”, questionou outro.
A TNT Sports gerou polêmica ao publicar uma montagem do jogador Endrick, do Palmeiras, modificando seu rosto para um “rosto perfeito”.
— Africanize (@africanize_) February 16, 2024
A postagem, que foi rapidamente removida, levou a acusações de racismo. A emissora ainda não se pronunciou. pic.twitter.com/YMSuwbV0mL
Diante da repercussão negativa, a TNT Sports se pronunciou sobre o caso e pediu desculpas pelo ocorrido. Em uma nota, a emissora reconheceu que a publicação foi “infeliz” e “lamentável” e que errou ao não considerar os aspectos raciais envolvidos na edição.
+ Quem é Endrick? Jogador se inspira em Pelé para se destacar de outros atletas
A emissora também afirmou que está comprometida em promover a “diversidade, equidade e inclusão” e que procura refletir as audiências de todo o mundo através de conteúdos que inspiram, informam e entretêm. Até o momento, nem Endrick ou seus representantes se manifestaram sobre o assunto.
Veja na íntegra a nota do TNT Sports:
Ver essa foto no Instagram