Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Indica / maquiagem

Baking: conheça a técnica capaz de transformar a maquiagem

O termo baking é utilizado por drag queens há anos, mas ganhou popularidade entre influencers e maquiadores recentemente

Camila Iannicelli Publicado em 12/08/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O termo baking é utilizado por drag queens há anos, mas ganhou popularidade entre influencers e maquiadores recentemente - Reprodução/MercadoLivre
O termo baking é utilizado por drag queens há anos, mas ganhou popularidade entre influencers e maquiadores recentemente - Reprodução/MercadoLivre

Para obter uma maquiagem bonita e duradoura é preciso ter técnica e, acima de tudo, os produtos certos. Diferentes truques e formas para alcançar o resultado perfeito são divulgados todos os dias nas redes sociais. Porém, apostar em métodos antigos também é uma boa alternativa.

A técnica do baking (“cozinhando” em inglês) é utilizada desde a década de 1980 em maquiagens de drag queens, que são conhecidas por suas produções fabulosas e encantadoras. De lá para cá, o processo ganhou popularidade para os fãs de uma boa finalização, pois traz um efeito iluminado e aveludado. 

O baking, então, consiste na aplicação de uma quantidade significativa de pó solto em determinados pontos do rosto e não espalhar imediatamente. Isso permite que o calor da pele absorva e fixe os demais produtos líquidos ou em creme utilizados anteriormente. 

O nome teve origem por conta do passo a passo. Após o corretivo, aplica-se o pó com uma esponja, sem espalhar. Em seguida, deixe-o “cozinhando” na região por alguns minutos e, quanto mais tempo o produto permanecer ali, mais durabilidade trará para a maquiagem. 

O ideal é remover o excesso com o auxílio de um pincel específico. Por fim, tem-se uma maquiagem que, além de selar os produtos líquidos e garantir que eles fiquem secos e não se movam durante o dia, não marca as imperfeições e linhas finas do rosto. 

Agora que você conhece a técnica do baking, confira alguns produtos para utilizar na hora da selagem:

1. Pó solto, Vizzela - https://mercadolivre.com/sec/2xTgqpM

O pó solto da Vizzela proporciona um acabamento fosco, boa cobertura e é capaz de aperfeiçoar a pele e unificar o tom do rosto.

Reprodução/MercadoLivre
Crédito/MercadoLivre

2. Pincel vassoura, Daymakeup - https://mercadolivre.com/sec/1hKM9mA

Utilizado para a aplicação de diversos cosméticos, como iluminador ou blush, e para eliminar resíduos da pele, o pincel em modelo vassoura da Daymakeup apresenta erdas sintéticas micronizadas e cabo de madeira com ponteira.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

3. Esponja Mari Saad, Océane - https://mercadolivre.com/sec/2jv5KUf

Queridinha no mundo da maquiagem, a esponja Mari Saad espalha os cosméticos de forma uniforme, proporcionando um ótimo acabamento. Seu formato é ideal para fazer correção e cobertura da pele, pois realiza desde aplicações pontuais até as mais abrangentes.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

4. Pó solto, Mari Maria - https://mercadolivre.com/sec/13Bj5HP

O pó facial da Mari Maria apresenta textura fina e aveludada e partículas que ajudam a disfarçar imperfeições, conferindo um aspecto natural. Além disso, atua no equilíbrio da oleosidade da pele e na prevenção do envelhecimento. 

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

5. Pó solto, Ruby Rose - https://mercadolivre.com/sec/1DGSVih

Disponível em quatro tons, o item da Ruby Rose é um produto vegano e cruelty-free. Ele proporciona acabamento aveludado, ajuda a disfarçar os poros e se adapta a todos os tons de pele. Por ser fino, não marca ou craquela.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Contigo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.