Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / RADOJKA

Em cartaz em São Paulo, peça de comédia faz lembrar caso Tio Paulo

Contém spoiler! 'Radojka', escrita há mais de oito anos no Uruguai, traz no enredo situação que faz lembrar recente caso Tio Paulo

Arthur Pazin

por Arthur Pazin

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 02/05/2024, às 20h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tânia Bondezan e Marisa Orth em 'Radojka' - João Caldas/Divulgação
Tânia Bondezan e Marisa Orth em 'Radojka' - João Caldas/Divulgação

Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada foi escrita pelos dramaturgos uruguaios Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal há pelo menos oito anos. A peça, que conta com Marisa Orth e Tania Bondezan no elenco, chegou aos palcos pela primeira vez em 2016, em Montevidéu. Em cartaz em São Paulo desde o último mês de março, a obra faz lembrar de um dos assuntos que mais tem chamado a atenção do brasileiro nas últimas semanas: o caso Tio Paulo.

Encenado em 12 países e vencedor de prêmios como  Estrella de Mar (2022), Carlos (2023) e ACE Awards (2023), na Argentina, e Bravo (2023), no México, o espetáculo narra a saga de duas cuidadoras de uma idosa que fazem de tudo para "manter" a velha viva após um acidente doméstico em busca de ficar com seu dinheiro. 

Na peça, que ganhou direção de Odilon Wagner por aqui, as personagens chegam até mesmo a simular uma vídeo chamada com a idosa morta para "provar" que ela está viva. A situação quase "tragicômica" nos leva, imediatamente, a resgatar a notícia que parou o país no último dia 16 de abril.

Na ocasião, uma moradora do Rio de Janeiro teria levado o tio, de nome Paulo, em uma cadeira de rodas e completamente imóvel e de olhos fechados, para tentar sacar um empréstimo em um banco em Bangu, na Zona Oeste do Rio. “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, disse a mulher, em vídeo feito por funcionários do banco.

Ela chegou a ser presa, mas conseguiu uma liminar para deixar a prisão. De acordo com a defesa da mulher, a morte do tio teria ocorrido no local. Um inquérito foi aberto para investigar o caso. Enquanto isso, a notícia tem repercutido em todo o Brasil e em outros países e gerou uma série de memes pelo ocorrido, que indiretamente coincide e lembra com o humor cáustico trazido na obra da dupla uruguaia - que sequer imaginavam que a vida poderia imitar a arte, ainda que em outros contextos.

Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada segue em cartaz no Teatro Faap até o dia 23 de maio, com sessões às terças, quartas e quintas-feiras, às 20h.